Santa Catarina deve enfrentar um fim de semana marcado por instabilidade, chuva intensa em algumas regiões e risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. De acordo com a Defesa Civil estadual, a condição mais crítica é nesta sexta-feira (11), principalmente no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Médio Vale do Itajaí, onde a chuva segue persistente e, por vezes, intensa.
Com o solo já encharcado e a continuidade das precipitações, o risco para transtornos segue de moderado a alto, especialmente nas áreas litorâneas. A recomendação é para que a população acompanhe os alertas meteorológicos e evite áreas de risco.
No sábado (12), a chuva dá uma trégua e ocorre de forma ocasional e isolada, concentrada nos períodos da manhã e noite. No entanto, entre o sábado e o domingo (13), a chegada de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul e a atuação de uma baixa pressão no Paraguai devem provocar pancadas de chuva e temporais isolados em diferentes regiões do estado.
A previsão indica que os temporais começam no Grande Oeste no sábado, entre o fim da manhã e a noite. No domingo, o avanço da frente fria espalha a instabilidade para as demais regiões, com chuva localmente intensa, porém de forma isolada.
As temperaturas também sofrem variações nos próximos dias. Nesta sexta, os termômetros chegam perto dos 30°C no Oeste, enquanto no Leste as máximas ficam em torno de 26°C. No fim de semana, a tendência é de clima mais ameno em todo o estado, com máximas que não ultrapassam os 26°C. Na segunda-feira (14), com a chegada de uma massa de ar seco e sistema de alta pressão, o tempo volta a firmar, e as temperaturas sobem novamente no Oeste, com máximas entre 28°C e 30°C.
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os avisos e alertas meteorológicos por meio do site e redes sociais oficiais do órgão.