FÚRIA DO TEMPO - 20/04/2025 10:22

São Joaquim decreta emergência após tempestade com granizo causar estragos

Fenômeno atingiu pomares, plantações e residências no interior do município
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Acúmulo de granizo chegou a quase 25 centímetros de altura em alguns pontos, cobrindo ruas, telhados e plantações (Foto: São Joaquim Online, Reprodução)

A prefeitura de São Joaquim, na Serra catarinense, decretou situação de emergência após uma forte tempestade de granizo causar estragos no interior do município, neste sábado (19). O decreto foi publicado no Diário Oficial da cidade.

A medida reconhece a situação anormal causada pela tempestade, que causou danos em pomares, plantações e residências nas localidades de Boava, Três Pedrinhas, Invernadinha, Luizinho, São Francisco Xavier e Estancia do Meio. A paisagem ficou completamente branca, semelhante a um cenário de neve, conforme relataram moradores.

O decreto de emergência é de nível 1 — ou seja, sem a necessidade imediata de recursos estaduais ou federais. A medida permite que o município adote ações urgentes de socorro às áreas afetadas. Além disso, a administração municipal está autorizada a dispensar licitações para agilizar a contratação de serviços e a aquisição de materiais para a recuperação das áreas afetadas.

Situação em São Joaquim

De acordo com a agência São Joaquim Online, os estragos atingiram especialmente nos pomares de maçã em fase final de colheita. Na localidade do Boava, o acúmulo de granizo chegou a quase 25 centímetros de altura em alguns pontos, cobrindo ruas, telhados e plantações.

Vários pomares sofreram prejuízos, com frutas danificadas e estruturas de proteção comprometidas. Em algumas propriedades, os palanques das telas antigranizo chegaram a quebrar devido ao peso acumulado do gelo.

De acordo com a Defesa Civil estadual, oito residências sofreram destelhamentos e receberam lonas. Não há registros de desalojados e desabrigados.

Chuvas em SC

Temporais isolados têm atingido o Estado a partir do Oeste desde a noite de sexta-feira (18). Danos foram informados pela Defesa Civil de Chapecó e Anita Garibaldi, com queda de árvores e casas destelhadas. Nesta tarde, Joinville registrou temporal com chuvas de 85 mm, quatro vezes mais do que esperado pela prefeitura.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a situação começa a melhorar à noite, a partir do Oeste. O domingo de Páscoa (20) deve ser de tempo firme no Estado.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...