
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou na
noite desta segunda-feira (28/04) uma audiência pública para discutir a
recuperação das rodovias BR-282, BR-163 e da Avenida Willy Barth. A iniciativa
foi proposta pelos vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Adilson
Pandolfo e Ana Flávia Moreira.
O encontro contou com a presença do superintendente estadual
do DNIT, Alysson Andrade, do deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT), do
coordenador regional de infraestrutura Everaldo di Berti — representando o
governo de Santa Catarina —, além de empresários, representantes de entidades e
moradores dos bairros cortados pela Avenida Willy Barth.

Durante os discursos, lideranças e moradores criticaram o
estado de abandono das rodovias e alertaram para os riscos de acidentes devido
às más condições do asfalto. Eles cobraram mais agilidade na execução das obras
e criticaram as ações paliativas que não resolvem o problema de forma
definitiva.
"São Miguel do Oeste está abandonado, isolado do
mundo," afirmou Rudinei Almeida dos Santos, presidente do Conselho das
Entidades Empresariais.
Em entrevista ao grupo WH Comunicações, Alysson Andrade
reconheceu a situação crítica das estradas no Extremo Oeste. Segundo ele,
embora 80% das rodovias federais catarinenses estejam em boas condições, o pior
cenário se concentra no Extremo Oeste e no Alto Vale do Itajaí.

O superintendente explicou que já foi assinado um novo
contrato para recuperação da BR-282, da BR-163 e da Avenida Willy Barth,
abrangendo o trecho entre Maravilha e Paraíso. O orçamento federal para 2025
ainda aguarda a assinatura do decreto presidencial, mas a expectativa é de que
sejam liberados R$ 25 milhões em um primeiro momento para início das obras.
A instalação da usina de asfalto da empresa responsável já
está em andamento, com previsão de conclusão entre 30 e 45 dias, incluindo a
obtenção da licença ambiental necessária.
Andrade ainda adiantou que as obras terão soluções
inovadoras, com técnicas de reciclagem de base, semelhantes às aplicadas na
recuperação da BR-282 entre Pinhalzinho e Maravilha no ano passado.
"Mesmo com orçamento menor que os dois últimos anos,
esperamos iniciar com serviços paliativos e, na sequência, avançar para uma
reforma estruturante nas principais rodovias da região," garantiu o
superintendente do DNIT.