
A segunda edição do “Enem dos Concursos” teve a data e o número de vagas anunciados nesta segunda-feira (28) por Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação do governo Lula. Ao todo, serão oferecidas 3.352 vagas para 35 órgãos públicos.
A nova edição trará mudanças no edital, como a criação de um novo bloco temático, a troca da banca organizadora e a adoção de um sistema de identificação por código de barras no cartão de respostas, para garantir maior anonimato.
Segundo o cronograma, o processo seletivo será dividido em duas fases. A prova objetiva ocorrerá em 5 de outubro, e a prova discursiva, para candidatos habilitados, será realizada em 7 de dezembro.
Das vagas ofertadas, 2.180 serão para preenchimento imediato, sendo 1.672 destinadas a cargos de nível superior e 508 para nível médio. Outras 1.172 vagas comporão o cadastro reserva, todas para nível superior.
A divulgação do edital e a abertura das inscrições estão previstas para julho de 2025.
Mudanças no Enem dos Concursos incluem novo bloco temático e aumento do anonimato dos candidatos
Algumas mudanças marcam o novo Enem dos Concursos. Entre elas, a criação de um nono bloco temático. Na primeira edição, realizada em 2024, havia oito blocos, organizados por áreas de atuação.
Somente os candidatos habilitados na primeira fase poderão participar da etapa discursiva. A convocação para a segunda fase será proporcional a nove vezes o número de vagas por cargo.
A banca organizadora também será alterada. Na primeira edição, a Fundação Cesgranrio foi responsável pela organização, mas, segundo a ministra Esther Dweck, um novo Termo de Referência será publicado para a escolha de uma nova instituição.
Outra mudança é o novo método de identificação dos candidatos. Em vez da marcação manual adotada na primeira edição, a identificação agora será feita automaticamente por um código de barras no cartão de respostas, aumentando o sigilo no processo de seleção.
Cronograma: veja as datas da 2ª edição do Concurso Nacional Unificado
- Edital e inscrições: julho de 2025;
- Prova objetiva: 5 de outubro de 2025;
- Prova discursiva (para habilitados na primeira fase): 7 de dezembro de 2025;
- Divulgação dos resultados: fevereiro de 2026.