
Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira (30) às 20h30min. Na transmissão, ele defendeu a ampliação da discussão da escala de trabalho 6x1.
— Vamos aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho vigente no país, em que o trabalhador e a trabalhadora passam seis dias no serviço e têm apenas um dia de descanso. A chamada jornada 6 por 1. Está na hora do Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras — afirmou em pronunciamento que durou cinco minutos e sete segundos.
Lula gravou o pronunciamento focado nos trabalhadores, mas, nesta quinta (1º), não comparecerá aos atos do Dia do Trabalhador, organizados pelas centrais sindicais. Esta é a primeira vez neste terceiro mandato que Lula não participa das movimentações.
Em sua fala, o presidente destacou, ainda, a criação de novos empregos nos dois anos e quatro meses de governo, além da retomada de programas sociais. Lula também citou a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e os programas Desenrola e o Crédito do Trabalhador.
— Parabéns e muito obrigado a cada uma e a cada um de vocês que ajudaram a colocar o Brasil novamente entre as 10 maiores economias do mundo e fazer outra vez do nosso país um bom lugar para se viver — disse o presidente.
Lula ainda destacou que o país saiu "do maior para o menor desemprego da história".
Confira a íntegra do pronunciamento