
Um levantamento apresentado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante encontro com a bancada catarinense e representantes do Estado, há duas semanas, revelou quais obras nas rodovias federais de Santa Catarina estão em andamento. Além disso, ele estipulou prazos para a conclusão de cada serviço e projetou novos investimentos em trechos que ainda estão em fase de estudo.
Até junho deste ano, segundo o levantamento, será concluída a obra na Serra da Rocinha, na BR-285 — uma ligação importante entre o Sul de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Restam apenas 600 metros de trabalhos em encostas para a entrega da obra. Na BR-282, na Grande Florianópolis, a construção de um viaduto em Rancho Queimado segue em andamento, com conclusão prevista para novembro. Até o momento, 22% da obra foi executada.
No Oeste catarinense, está em andamento a adequação da travessia urbana de Maravilha. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estima que os trabalhos serão finalizados em 2026. As obras começaram em março de 2025. Já na BR-163, no Extremo Oeste, foram concluídos 40 quilômetros; o restante, segundo o Ministério, deverá ser entregue até dezembro deste ano.
Em relação às duplicações, o cenário é diverso. Na BR-470, 84% das obras já foram executadas. A conclusão dos lotes 1 e 2 está prevista para 2025, enquanto os demais ficarão para 2026. Na BR-280, os trabalhos estão concentrados na retomada do lote 1 ainda neste ano. De acordo com o Ministério dos Transportes, a conclusão dos lotes 2.1 e 2.2 — atualmente em andamento — está prevista para 2026. A BR-280 apresenta mais atrasos em comparação com a BR-470.