SÃO MIGUEL DO OESTE - 07/05/2025 07:31

Câmara aprova projeto denominando Centro do Autista de Enair Celina Rasche

Proposta é de autoria da vereadora De March
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Familiares de Enair Celina Rasche juntamente com a vereadora De March / Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

A Câmara de São Miguel do Oeste aprovou nesta terça-feira (6) o Projeto de Lei 27/2025, de autoria da vereadora De March (PL), que denomina de Centro do Autista Enair Celina Rasche o Centro do Autista de São Miguel do Oeste. A proposta foi votada em segundo turno e segue para sanção do prefeito para entrar em vigor. Confira o histórico da homenageada:

Enair Celina Rasche nasceu em 21 de dezembro de 1948, em Santo Antônio da Patrulha – RS. Desde cedo, sua história foi marcada pelo trabalho comunitário e pelo engajamento social. Radicada em São Miguel do Oeste, destacou-se como liderança na Igreja Católica da Linha Alto Guamerim, onde foi ministra, coordenadora do conselho e salmista. Atuou também em causas sociais voltadas às mulheres agricultoras, lutando pelo direito à mamografia gratuita pelo SUS e à aposentadoria rural aos 55 anos.

No campo da inclusão, Enair teve um papel fundamental no apoio à filha Francele Rasche, fundadora da Associação de Autistas, Pais e Amigos do Extremo-Oeste. Sua dedicação ajudou a estruturar a entidade, que hoje auxilia dezenas de famílias na obtenção de laudos e na busca por intervenções terapêuticas. Enair não mediu esforços para dar suporte a seu neto Bernardo, diagnosticado com autismo nível 2 e TDAH, e contribuiu diretamente para a construção do Centro do Autista em São Miguel do Oeste, um espaço essencial para acolhimento e atendimento especializado.

“Seu falecimento, em 14 de março de 2022, deixou um legado de amor, dedicação e luta pelo bem coletivo. Nomear o Centro do Autista em sua homenagem é reconhecer sua história e sua contribuição às famílias atípicas do município, garantindo que seu exemplo de perseverança e acolhimento permaneça vivo na memória da comunidade”, justifica a autora do projeto, vereadora De March.

Fonte: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...