
O sábado (10) foi marcado por uma grande mobilização em prol da saúde em Maravilha, com a realização do Dia D da vacinação contra a gripe. A data foi estipulada pelo cronograma do governo federal como início da imunização para todos os públicos a partir dos 6 meses de idade, enquanto houver doses disponíveis no município.
A campanha aconteceu das 8h às 16h, no Centro Especializado em Saúde, onde a Administração Municipal ofereceu uma série de serviços à população. Além da vacina contra a gripe, os moradores puderam aproveitar o momento para atualizar outras vacinas que estivessem em atraso, realizar testes rápidos e participar de atividades voltadas especialmente às crianças.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 1.000 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas durante o Dia D. O maior número de imunizações foi registrado entre crianças de 5 a 9 anos, e, no comparativo por gênero, as mulheres foram maioria entre os vacinados.
A vacinação segue nos próximos dias, enquanto houver disponibilidade de doses. A imunização continua sendo realizada no Centro Especializado em Saúde, nos seguintes horários:
Em entrevista à Rádio Líder FM, a diretora municipal de saúde, Mônica Mallmann, e a técnica de enfermagem Solange Ines Uebel Hofstatter, reforçaram a importância da vacinação como principal medida de prevenção contra a gripe. Solange também esclareceu que a vacina é segura e não causa gripe, pois é produzida com vírus inativado.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 7 de abril, inicialmente voltada apenas aos grupos prioritários. Agora, com a ampliação para o público geral, a Secretaria de Saúde orienta que todos procurem sua Unidade Básica de Saúde de referência ou entrem em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para mais informações.