O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta quinta-feira (15), o balanço do segundo dia de consulta e pedidos de ressarcimento dos descontos nos pagamentos de aposentados e pensionistas.
Desde o início da funcionalidade, nesta quarta (14), até as 17h, foram registrados mais de 23,5 milhões de acessos ao 'Meu INSS', sendo que 4,3 milhões de acessos foram especificamente à área de consulta dos descontos. Desses, cerca de 2 milhões de usuários não possuíam descontos registrados.
No total, 1.069.201 consultas de descontos de entidades associativas foram realizadas efetivamente. A maioria — 1.051.238 segurados — não havia autorizado os descontos e solicitou o reembolso, enquanto 17.963 usuários confirmaram a autorização das cobranças.
A grande maioria dos atendimentos (92,7%) foi feita de forma digital, pelo aplicativo e site do Meu INSS, o que corresponde a 991.130 acessos. Já a central telefônica 135 respondeu por 78.071 atendimentos (7,3%).
Além disso, o INSS registrou 41 entidades associativas contestadas pelos segurados até o momento.
O processo é uma das iniciativa do governo para garantir o controle dos beneficiários sobre sua própria folha de pagamento, especialmente diante do esquema de fraudes de cobranças indevidas por meio de associações e sindicatos que veio à tona após uma operação da Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU) no mês passado.