
O governador Jorginho Mello (PL) confirmou, no iníco da tarde desta segunda-feira (19), que a reitora da Unesc e presidenete da Acafe, Luciane Ceretta, será a nova secretária estadual de Educação em substituição a Arirstides Ciamdon, que pediu exoneração do cargo para tratar problemas de saúde. O governador havia oficializado o convite à reitora antes da viagem oficial aos Estados Unidos, que aceitou o convite depois de consultar a comunidade acadêmica
Luciane Ceretta teve participação na construção do Programa Universidade Gratuita, ao lado de Cimadon, maior legado do ex-secretário, e que beneficiou a associação que reúne as universidades comunitárias do Estado. A nomeação de Luciane ainda será anunciada, mas, nesta terça-feira (20), ela pariticipará das atividades dos 60 anos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que faz parte da Acafe, em Florianópolis.
De acordo com o governo do Estado, Luciane Cerreta chega à Secretaria de Educação com a missão de melhorar ainda mais os índices educacionais de Santa Catarina que já são referência para o Brasil. Além disso, o governador Jorginho Mello quer que a nova secretária dê prioridade para as instalações físicas das escolas. A nova secretária deve ser nomeada nos próximos dias.
Perfil inovador e de pioneirismo
O currículo da nova secretária da Educação é de vanguarda. Luciane Ceretta é a primeira mulher a comandar a Unesc, está no terceiro mandato à frente da instituição. Está há trinta anos no magistério superior e a chegada à secretaria estadual deve indicar um engajamento político para as próximas eleições.
Graduada em Enfermagem e Administração, Luciane é mestre em Enfermagem pela UFSC, doutora em Ciências da Saúde pela Unesc e detentora de quatro MBAs (Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão de Projetos), além de oito especializações – quatro em saúde e quatro em educação – e uma recente pós-graduação em Educação em Saúde pela FMUSP;
Também é conselheira estudual de Educação de Santa Catarina, conselheira nacional de Educação na Câmara de Educação Superior e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Ela reúne mais de 300 pesquisas, 150 artigos científicos, quase 30 livros e cerca de 20 produtos tecnológicos voltados à educação e à saúde.