
Fotografias artísticas produzidas por estudantes da rede pública de Maravilha estampam as paredes do Centro Municipal de Cultura Francisco Gialdi. A exposição apresenta o resultado das oficinas desenvolvidas através do Projeto LUMIÁ, onde imagens foram criadas a partir da técnica light painting, que combina luz, movimento e tempo de exposição, gerando composições visuais únicas.
A mostra conta ainda com recursos de acessibilidade, incluindo um vídeo com audiodescrição disponível por QR Code, que apresenta o processo de criação das obras.
O projeto, idealizado e coordenado pelo artista e arte-educador Alexssandro Schappo, teve como proposta aproximar adolescentes da linguagem fotográfica por meio da experimentação e da criatividade. As oficinas foram realizadas nas Escolas de Educação Básica Santa Terezinha e Juscelino Kubitschek de Oliveira, envolvendo mais de 50 alunos e estimulando o protagonismo juvenil e o olhar sensível sobre o cotidiano.
“Além de destacar o potencial artístico dos participantes, LUMIÁ busca provocar uma reflexão sobre a importância da imaginação e da arte como caminhos de resistência em um mundo cada vez mais acelerado”, avalia Schappo.

LUMIÁ é um projeto cultural e educativo que propõe o uso da técnica de light painting — ou pintura com luz — como ferramenta de expressão artística e desenvolvimento criativo entre adolescentes de escolas públicas. A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.


