PROJETO LUMIÁ - 07/11/2025 16:01

Exposição reúne fotografias produzidas por estudantes de Maravilha através da técnica criativa

Visitação pode ser realizada no Centro Municipal de Cultura Francisco Gialdi
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação/LUMIÁ

Fotografias artísticas produzidas por estudantes da rede pública de Maravilha estampam as paredes do Centro Municipal de Cultura Francisco Gialdi. A exposição apresenta o resultado das oficinas desenvolvidas através do Projeto LUMIÁ, onde imagens foram  criadas a partir da técnica light painting, que combina luz, movimento e tempo de exposição, gerando composições visuais únicas.

A mostra conta ainda com recursos de acessibilidade, incluindo um vídeo com audiodescrição disponível por QR Code, que apresenta o processo de criação das obras.

O projeto, idealizado e coordenado pelo artista e arte-educador Alexssandro Schappo, teve como proposta aproximar adolescentes da linguagem fotográfica por meio da experimentação e da criatividade. As oficinas foram realizadas nas Escolas de Educação Básica Santa Terezinha e Juscelino Kubitschek de Oliveira, envolvendo mais de 50 alunos e estimulando o protagonismo juvenil e o olhar sensível sobre o cotidiano.

“Além de destacar o potencial artístico dos participantes, LUMIÁ busca provocar uma reflexão sobre a importância da imaginação e da arte como caminhos de resistência em um mundo cada vez mais acelerado”, avalia Schappo.

Foto: Divulgação/LUMIÁ
As visitações podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e 13 horas às 17 horas. Visitas guiadas em grupo podem ser agendadas através do contato: (49) 988488296. O conteúdo ficará exposto até o dia 14 de novembro.

Sobre o projeto

LUMIÁ é um projeto cultural e educativo que propõe o uso da técnica de light painting — ou pintura com luz — como ferramenta de expressão artística e desenvolvimento criativo entre adolescentes de escolas públicas. A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. 

A equipe responsável pelo projeto é composta por Alex Schappo, Douglas Comparin, Gustavo Deike, Carla Knebel e Evillyn Briana Braganholi.
Foto: Divulgação/LUMIÁ

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...