
O Hospital São José de Maravilha opera, nesta terça-feira (20), com 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A situação, embora crítica, não é pontual: nos meses anteriores de 2025, a taxa de ocupação da UTI via SUS foi de 84% em janeiro, 93% em fevereiro, 83% em março e 93% em abril. Em maio, até agora, já chega a 96%.
De acordo com o Hospital, os pacientes internados apresentam quadros clínicos diversos, mas com maior incidência de problemas respiratórios. No momento, não há pacientes no ambulatório aguardando vaga de UTI via SUS, mas, caso haja necessidade e não exista previsão de alta para os atuais internados, o protocolo prevê o encaminhamento para outro hospital com vaga disponível e que seja mais próximo.
O Hospital São José de Maravilha atende pacientes de diversos municípios, refletindo a pressão sobre o sistema regional de saúde. O relatório do Centro de Informações Estratégicas de Gestão do SUS (Cieges SC) mostra que na região do Grande Oeste, do total de 99 leitos de UTI disponíveis via SUS, apenas seis estão disponíveis.