
Neste sábado (31), Dia Mundial Sem Tabaco, a Líder FM recebeu em seu estúdio a nutricionista Cristiane Perondi, responsável pelo grupo de apoio a pessoas que desejam parar de fumar em Maravilha. Durante a entrevista, ela destacou a importância das campanhas de conscientização realizadas anualmente. Em 2025, o tema é: “Desmascarando a Indústria do Tabaco: expondo as táticas das empresas para tornar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos”.
Cristiane explicou que o principal alvo da indústria do cigarro sempre foram os jovens. “Quanto mais cedo a pessoa começa a fumar, maior o tempo de consumo e mais difícil é abandonar o vício”, afirmou.
Apesar dos avanços nas políticas públicas que reduziram o número de fumantes nas últimas décadas, novas estratégias da indústria têm despertado preocupação, especialmente com o aumento do uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), como os vapes e pods. “Há um mito de que esses dispositivos ajudam a parar de fumar, mas isso não é verdade. Eles causam danos ainda mais rápidos que o cigarro convencional e também contêm nicotina, que é altamente viciante”, alerta Cristiane.

Para combater esse cenário, a Anvisa reforçou em 2024 a proibição da comercialização, importação e propaganda dos DEFs, por meio de uma Resolução — uma medida que visa proteger especialmente as novas gerações dos malefícios do tabaco.
Maravilha conta com um grupo de apoio destinado às pessoas que desejam parar de fumar. “Essa é uma política pública que oferece ajuda especializada. O mais importante é a decisão individual de buscar ajuda. Aqui no município temos um grupo que conta com equipe multiprofissional e medicações específicas para o tratamento”, explicou Cristiane.