Prejuízo - 05/06/2025 12:15 (atualizado em 05/06/2025 12:25)

Atitude irresponsável danifica obra de revitalização da SC-305 e pode atrasar entrega

Incidente causou danos em aproximadamente 150 metros da pista que tinha sido restaurada.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Reprodução / Nova FM

Na noite da última quarta-feira (04), uma atitude irresponsável resultou em danos significativos nas obras de revitalização da rodovia SC-305, no trecho entre os municípios de Campo Erê e São Lourenço do Oeste. Um condutor desrespeitou a sinalização de segurança, retirou os equipamentos de isolamento e avançou com o veículo sobre o concreto ainda fresco, comprometendo parte do trabalho recém-executado.

De acordo com o engenheiro civil Marcos Torres, responsável técnico pela empresa encarregada da obra, o impacto foi considerável.

“A pessoa tirou toda a sinalização do concreto fresco e andou por cima, perdendo aí 40 metros de placa ou mais. Dependendo da situação, chega até 60 metros de profundidade. Quanto maior a profundidade, maior é a agressão”, explicou.

O engenheiro detalhou que, durante a noite, a sinalização é feita com barreiras, cones e delineadores, mas a presença dos profissionais conhecidos como “pares sigas” ocorre apenas nas extremidades do trecho em obra. Isso dificulta a identificação dos infratores durante esse período.

“De dia eles não fazem isso, geralmente são à noite”, destacou.

Além desse episódio, Marcos relatou que o desrespeito às normas de segurança tem sido constante no local.

“Estamos enfrentando nessa obra de Campo Erê a São Lourenço um total desprezo à execução do trabalho. Coisas que, em outros locais do estado, a gente não passou por essa situação”, lamentou.

O problema traz consequências diretas para o cronograma da obra. A equipe precisará refazer, de forma manual, toda a área afetada, o que pode gerar atrasos de dias ou até meses na entrega da rodovia.

“Infelizmente, isso pode tardar a entrega da obra em mais dias, ou até meses, para a população”, acrescentou o engenheiro.

Marcos também ressaltou a limitação dos profissionais da sinalização, que não têm autoridade para coibir condutas irregulares.

“Os pares sigas das empresas, não só da CLC, mas de outras que atuam no estado, não têm poder nenhum de polícia. É só uma sinalização indicativa, instrutiva, e cabe ao condutor respeitar ou não”, concluiu.

O alerta segue para os motoristas que trafegam pelo trecho: respeitar a sinalização é garantir a segurança de todos e o andamento da obra.

Fonte: WH3 com informações da NOVA FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...