"Operação Expurgo" - 27/06/2025 13:47

Gaeco desmantela rede de armazenamento de pornografia infantil com prisões em SC

Aém de cidades de SC, a ação também foi realizada em São Paulo; quatro pessoas foram presas em flagrante por armazenamento de pornografia infantil
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Operação visa combater pornografia infantil em SC – Foto: Divulgação/MPSC/

Na manhã desta sexta-feira (27/06), o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) deflagrou a Operação Expurgo, com o objetivo de combater o armazenamento de material relacionado ao abuso sexual infantojuvenil, principalmente na internet.

A operação teve o apoio de promotorias de Camboriú, Indaial, Timbó, Brusque, Joinville e Palhoça, que trabalharam de forma conjunta para o cumprimento de mandados de busca e apreensão.

Operação visa conter crime de pornografia infantil

No total, foram realizadas dez operações simultâneas nas cidades de Camboriú, Brusque, Indaial, Timbó, Joinville, e até em Ubatuba, no estado de São Paulo.

Os mandados foram expedidos pelas Varas Regionais de Garantias das Comarcas de Balneário Camboriú, Blumenau, Itajaí, Joinville, além da Vara da Infância e Juventude de Palhoça.

As investigações, conduzidas pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), identificaram suspeitos que estariam utilizando ferramentas tecnológicas para armazenar e compartilhar conteúdo de pornografia infantil.

Durante a operação, foi confirmada a presença de material relacionado a abuso sexual infantojuvenil nos dispositivos apreendidos, o que levou à prisão em flagrante de quatro pessoas. As prisões ocorreram nas cidades de Timbó (duas), Indaial (uma) e Camboriú (uma).

Além do GAECO, a operação contou com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, que colaborou na preservação da cadeia de custódia das evidências arrecadadas. O trabalho também teve apoio da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (HSI) e da PF (Polícia Federal).

A investigação segue sob sigilo, e novas informações devem ser divulgadas conforme o andamento do caso.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...