
O potencial do paradesporto de Maravilha está rendendo bons frutos. Em breve, o município contará com um Centro de Referência Paralímpico, projeto que faz parte do Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), visando aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento. Nesta terça-feira (8), foi assinado o Acordo de Cooperação entre o CPB e o Município de Maravilha, oficializando esta parceria. O prefeito Vinicius Ventura e o secretário de Esporte, Juventude e Lazer do município, Eduardo Stieler, estiveram em São Paulo, na sede do CPB, para assinar o documento.
Através desta parceria, o Município de Maravilha oferece a estrutura e parte dos recursos humanos para o desenvolvimento das atividades. Já ao CPB, cabe a responsabilidade por uma parte do investimento na equipe (contratação de professor (a) com carga horária de 20h e um (a) coordenador (a) técnico (a) com carga horária de 30h), capacitação dos profissionais envolvidos, e materiais para treinos e competições.
Em entrevista ao Grupo WH Comunicações, Ventura e Stieler celebraram a concretização de um sonho para Maravilha, justamente no mês em que o aniversário do município é comemorado. “É um momento histórico”, define o prefeito, destacando que esta iniciativa amplia o acesso de pessoas com deficiência ao esporte, contribuindo com a qualidade de vida, inclusão, socialização e independência dos mesmos. Ao se consolidar como um polo regional do paradesporto, Maravilha expande a capacidade de captar novos atletas da região para o alto rendimento. Para Stieler, a instalação do Centro de Referência Paralímpico vai de encontro às políticas públicas almejadas pela sua pasta, onde destaca a capacitação que os professores irão receber, e a possibilidade de aproximação com universidades para produção de pesquisas e conhecimento científico.
O Centro de Referência Paralímpico de Maravilha irá trabalhar com quatro atividades esportivas: atletismo, parataekwondo, parabadminton e tênis de mesa.
A partir da assinatura do Acordo de Cooperação, os próximos passos se direcionam à captação e seleção de profissionais que irão compor a equipe.
Em dezembro de 2024, o Município de Maravilha divulgou sua candidatura oficializando o interesse em se tornar um Centro de Referência Paralímpico. Em março deste ano, o Gerente de Desenvolvimento Esportivo do CPB, João Paulo Casteleti, realizou uma visita técnica na cidade. Na última terça-feira, o Acordo de Cooperação foi assinado, confirmando a instalação do projeto no município.