POLÍCIA - 12/07/2025 22:51

Mulher aciona botão do pânico e ex-companheiro é preso no Oeste de SC

Caso ocorreu na noite de sexta-feira (11) em Palma Sola
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Arte / WH3

Uma mulher de 63 anos acionou o botão do pânico e conseguiu fazer com que o ex-companheiro fosse preso por descumprir a medida protetiva de urgência em Palma Sola, no Oeste de Santa Catarina. O caso ocorreu na noite de sexta-feira (11).

O botão do pânico é uma ferramenta que existe no aplicativo PMSC Cidadão, para que mulheres vítimas de violência doméstica possam chamar a Polícia Militar (PM) com mais agilidade, em apenas um clique. A ferramenta foi desenvolvida para mulheres que têm medida protetiva na Justiça contra os agressores.

A mulher acionou a PM depois de o homem de 52 anos ir até a frente da casa da vítima, visivelmente embriagado. Ele teria insistido para entrar e também a xingado.

Quando os policiais chegaram, ele estava nos fundos do imóvel e admitiu ter ido até lá ciente da medida protetiva.

O homem recebeu voz de prisão por descumprimento da medida protetiva de urgência, passou por exame de corpo de delito e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste, conforme a PM.

O botão do pânico pode ser um importante aliado para as vítimas de violência doméstica em Santa Catarina. Quando ativado, o dispositivo emite um alerta às forças de segurança para que a vítima seja socorrida com prioridade, sem necessidade de ligação telefônica.

O botão do pânico foi desenvolvido exclusivamente para as mulheres que conseguem na Justiça uma medida protetiva contra os agressores. Para usá-lo, a vítima precisa baixar o PMSC Cidadão para que os agentes possam incluir o botão no cadastro dela. A Rede Catarina, programa de proteção às vítimas de violência doméstica da Polícia Militar, normalmente se responsabiliza por essa inclusão.

Há outras funcionalidades no PMSC Cidadão. As pessoas podem entrar em contato com o 190 para avisar de uma ocorrência, além de enviar fotos, áudios e vídeos. O sistema está disponível nas lojas de aplicativos iOS e Android.

Antes de acessá-lo, é necessário informar CPF, foto, nome, data de nascimento, e-mail, telefone, endereço, além de outros dados complementares. Durante o atendimento da ocorrência é que o denunciante é identificado e o celular passa a ser rastreado pela PM, para garantir rapidez na resposta e evitar trotes.

Além disso, é aberto um canal de conversa entre a central, o cidadão e a viatura. Pessoas com deficiência auditiva podem usar o equipamento para acionar a ocorrência. Caso o cidadão esteja em uma área sem internet, o aplicativo vai direcioná-lo diretamente para a ligação à central do 190.

Fonte: NSC
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