MUNDO - 30/07/2025 08:48

Países da América do Sul têm alerta de tsunami após terremoto de magnitude 8,8 na Rússia

Ondas já alcançaram localidades costeiras na Rússia, do Norte do Japão, partes da costa Oeste da América do Norte, o Pacífico Central
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Epicentro do terremoto ocorreu a cerca de 60km da península russa de Kamtchatka, e a cerca de 1.400km do Japão (Foto: Redes sociais, Reprodução)

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Leste da Rússia na madrugada desta quarta-feira (30) deixou países da América do Sul em alerta na costa do Oceano Pacífico. Entre as nações que emitiram alertas estão Equador, Peru e Chile.

Até agora, as ondas do tsunami alcançaram localidades costeiras na Rússia, do Norte do Japão, partes da costa Oeste da América do Norte, Pacífico Central e, com menor intensidade, zonas costeiras da América do Sul. Não há registro de mortes até o momento.

Veja os países que emitiram alerta

- Rússia (principalmente Península de Kamchatka e Ilhas Curilas);
- Japão (várias prefeituras costeiras incluindo Hokkaido, Kanagawa e Wakayama);
- Estados Unidos (Havaí, Alasca, costa oeste incluindo Oregon, Washington e Califórnia);
- México;
- Guatemala (com risco avaliado como baixo);
- Equador (incluindo as Ilhas Galápagos);
- Peru;
- Chile;
- Países da América Central com costa no Pacífico.

Impactos na América do Sul

O presidente do Chile, Gabriel Boric, informou que toda a costa do país está em alerta para tsunami e pediu que a população evacue os locais três horas antes da estimativa de chegada das ondas.

“Devido ao terremoto na Rússia, está sendo realizado neste momento um COGRID nacional. Por enquanto, temos um alerta de tsunami para toda a costa do Chile para amanhã. O protocolo é evacuar 3 horas antes da estimativa de chegada da onda. Estaremos informando em detalhe os próximos passos. Mantenha a calma e siga apenas as instruções das autoridades”, afirmou em publicação nas redes sociais.

O Peru também emitiu um alerta de tsunami: “Após análise e avaliação do Centro Nacional de Alerta de Tsunami desta Diretoria, informa-se que este evento gera um alerta de tsunami para a costa peruana”, afirmou a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru no X. “Este evento será mantido sob vigilância constante”, acrescentou.

O Equador ordenou a evacuação preventiva de praias, docas e áreas baixas nas turísticas Ilhas Galápagos, a 1 mil quilômetros do continente, informou a Secretaria de Riscos.

“Um nível de alerta de tsunami foi estabelecido para a Região Insular (Galápagos), o que implica a suspensão imediata das atividades marítimas, bem como a evacuação preventiva de praias, docas e áreas baixas”, afirmou a secretaria, em um comunicado.

A Colômbia ordenou que moradores de municípios banhados pelo Pacífico evacuassem praias e áreas costeiras nesta quarta-feira por conta do alerta de tsunami.

“Alerta de tsunami para Chocó e Nariño. Recomenda-se a evacuação preventiva de praias e áreas costeiras baixas”, anunciou a Unidade Nacional para a Gestão do Risco de Desastres na madrugada de quarta-feira, referindo-se a duas regiões do Pacífico.

Epicentro do terremoto foi no Pacífico

O terremoto 8,8 de magnitude que provocou tsunamis e alertas para tsunami em países banhados pelo Pacífico nesta quarta-feira ocorreu na costa da Rússia, no extremo leste do país. O epicentro do terremoto ocorreu a cerca de 60 quilômetros da península russa de Kamtchatka, e a cerca de 1,4 mil quilômetros do Japão.

As autoridades russas declararam estado de emergência nas Ilhas Curilas após o tsunami. Ondas inundaram o porto pesqueiro de Severo-Kurilsk, principal cidade das ilhas, e interromperam o fornecimento de energia na região. As autoridades russas afirmaram que ondas de tsunami superiores a 3 metros atingiram Severo-Kurilsk.
Tsunami atinge Estados Unidos e América Central

O tsunami alcançou a costa da Califórnia. Ondas de até 1,1 metro foram observadas em Crescent City, no Norte da Califórnia, segundo o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis (NTWC, na sigla em inglês). Não há relatos de danos ou de vítimas até o momento.

No Havaí, sirenes de alerta tocaram em alertas para tsunami nesta quarta-feira (30). Horas após prever “ondas destrutivas”, o Havaí rebaixou, pouco após as 6h no horário de Brasília, o nível de alerta para tsunami na Ilha e afirmou que cidadãos evacuados poderão voltar a suas casas, segundo o Escritório de Emergências de Oahu.

No Havaí, ondas de 1 a 1,2 metro chegaram durante a madrugada, afetando praias como Haleiwa e Hanalei. O governador declarou estado de emergência, voos foram cancelados em Maui e moradores próximos à costa foram retirados.

A costa oeste dos Estados Unidos (Alasca, Oregon, Washington e Califórnia) registrou aumento do nível do mar e manteve alertas de tsunami. No Canadá e no México, medidas preventivas também foram tomadas. Em Guam, na Micronésia e em outras ilhas do Pacífico, alertas recomendaram evacuação preventiva

Fonte: NSC com O Globo
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...