
Santa Catarina deve chegar a 17 escolas com ensino cívico-militar em 2025. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, 15 instituições funcionam neste formato atualmente, sendo que outras duas devem passar a integrar o programa ainda neste ano.
As novas unidades no Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares serão a EEF Hugo Roepke, em Timbó, no Médio Vale do Itajaí, e a EEB Inspetor Eurico Rauen, em Videira, no Meio-Oeste.
O programa foi instituído em dezembro de 2023 e prevê participação dos militares com projetos e ações de prevenção contra o abandono e a violência escolar, com foco no reforço de valores como civismo, disciplina, respeito e cooperação.
A escola, por meio do gestor escolar, presidente da Associação de Pais e Professores e do Conselho Deliberativo, deve manifestar o desejo em ingressar no programa. Além disso, também é promovida uma consulta à comunidade escolar.
Caso seja desejo da maioria e a região disponha de militares aptos, a escola recebe um oficial e monitores, que passam a atuar em ações de combate ao abandono e a violência escolar. O número de profissionais depende do número de estudantes matriculados.
Conforme a Secretaria, as ações de integração ao programa de escolas militares não geram interferências no processo pedagógico ou na gestão escolar.
Quais são as escolas cívico-militares de Santa Catarina
Implementadas em 2025EEB Prof. Neusa Ostetto Cardoso, em Araranguá;
EEB Sólon Rosa, em Curitibanos;
EEB Walmor Ribeiro, em Ibirama;
EEF Francisco de Paula Seara, em Itajaí;
EEB Prof. Maria Paula Feres, em Mafra;
EEF Hugo Roepke, em Timbó;
EEB Inspetor Eurico Rauen, em Videira.
Já integravam o programa estadual desde o ano passado
EEB Cel Pedro Christiano Feddersen, em Blumenau;
EEB Prof. Irene Stonoga, em Chapecó;
EEB Joaquim Ramos, em Criciúma;
EEB Prof. Emerita Duarte de Souza, em Biguaçu;
EEB Ildefonso Linhares, em Florianópolis;
EEB Professor Ângelo Cascaes Tancredo, em Palhoça;
EEB São José, em Herval D’oeste;
EEB Cora Batalha da Silveira, em Lages;
EEB Prof. Jaldyr Bhering F. Da Silva, em São Miguel do Oeste;
EEB Henrique Fontes, em Tubarão.