ATENDIMENTO ESPECIALIZADO - 13/08/2025 17:19

Secretaria Municipal de Saúde viabiliza atendimentos com reumatologista em Maravilha

Anteriormente, munícipes que necessitavam desta especialidade eram encaminhados exclusivamente para Chapecó; saiba mais
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Administração Municipal de Maravilha

Em Maravilha, a demanda da comunidade por ampliação de atendimento com reumatologista fez com que a Secretaria Municipal de Saúde buscasse novas estratégias ligadas à oferta desta especialidade. Desde o dia 14 de julho deste ano os atendimentos também passaram a ocorrer no Centro Especializado em Saúde de Maravilha e em consultórios do município. Antes desta mudança, as consultas com reumatologista para munícipes via SUS eram encaminhadas exclusivamente para Chapecó. “Identificamos uma demanda reprimida por atendimentos na especialidade de reumatologia, especialmente para pacientes com doenças crônicas que necessitam de acompanhamento frequente, como artrite reumatoide, lúpus e fibromialgia”, explica a secretária de saúde Marília Dessbesell.

Segundo a secretária, dois médicos reumatologistas estão realizando os atendimentos em Maravilha, contratados por meio de Processo Licitatório via Credenciamento, com base na Lei nº 14.133/2021. Ela também esclarece que os pacientes já atendidos em Chapecó permanecem nesse acompanhamento até receberem alta médica, garantindo a continuidade do tratamento. Nos casos de doenças crônicas sem cura, como a fibromialgia, o paciente pode ser direcionado para atendimento em Maravilha, desde que haja concordância do médico e do próprio paciente.

A responsável pela pasta da saúde avalia que a implantação do serviço em Maravilha ampliou significativamente a oferta de consultas. “Agora, dois profissionais atuam no município, possibilitando atender mais pacientes localmente e reduzindo o tempo de espera”, frisa Dessbesell. O fato de não precisar encaminhar pacientes para Chapecó também reduz os custos do município com deslocamento.

Como funciona o acesso a consultas 
Para munícipes que buscam este atendimento especializado, a porta de entrada é sempre pela unidade de saúde (ESF/Posto de Saúde). Após avaliação médica, se houver necessidade, o paciente é encaminhado pelo SUS e inserido no SISREG (sistema de regulação). A partir daí, o pedido entra na fila e aguarda a regulação para que a consulta seja marcada, conforme a prioridade clínica e a disponibilidade do serviço.

Números de atendimentos encaminhados pelo Município de Maravilha
Dados apresentados pela Secretaria de Saúde revelam que, do início deste ano até o dia de hoje, foram contabilizadas 106 consultas e 102 retornos, somando os atendimentos de reumatologia realizados em Chapecó e Maravilha.

Fonte: Tamara Finardi/ O Líder/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...