DISCUSSÃO URGENTE - 15/08/2025 10:56 (atualizado em 15/08/2025 11:03)

Prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher são temas de palestras em Iraceminha e Santa Terezinha do Progresso

Debates promovidos em municípios da região contam com a participação do Movimento Lilás, reunindo poder público, iniciativa privada e sociedade civil
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Evento realizado em Santa Terezinha do Progresso. Foto: Divulgação

Diante da urgência em promover ações e ampliar o debate acerca do enfrentamento à violência contra a mulher, o Movimento Lilás - iniciativa que teve início em Maravilha mas ultrapassou as fronteiras do município -  tem se articulado para participar de eventos que debatem o tema na região. A mobilização coletiva reúne sociedade civil, poder público e a iniciativa privada fazendo ecoar a mensagem “Maravilha é viver sem violência. Proteja quem você ama”, convocando homens e mulheres a se unirem nessa luta urgente e necessária frente aos altos índices de violência na região.

Durante a última quinta-feira (14), o Movimento Lilás esteve presente em um evento promovido pela Rede de Proteção e atendimento do município de Santa Terezinha do Progresso. O encontro reuniu cerca de 200 pessoas, em um espaço onde foram debatidas ações integradas de prevenção, acolhimento e responsabilização dos agressores, com destaque para a importância do trabalho em rede na garantia dos direitos das mulheres. A programação contou com a participação do Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, DPCAMI, Polícias Civil e Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de servidores públicos, lideranças comunitárias e demais representantes da sociedade civil.

Evento realizado em Santa Terezinha do Progresso. Foto: Divulgação

Durante a quarta-feira (13), o Movimento Lilás esteve presente em um evento promovido pela Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Iraceminha. A iniciativa partiu da vereadora Sirlene Schneider, com a participação da vereadora Mari Capeleto, as quais organizaram as atividades no espaço do CTG do município. A programação contou com palestras e momentos de reflexão, levando à comunidade informação, orientação e, principalmente, conscientização sobre a importância de prevenir e combater a violência contra a mulher. Estiveram reunidos lideranças e entidades comprometidas com a causa, contando também com o apoio do Poder Executivo Municipal, por meio da secretaria de educação, assistência social e outros órgãos. A programação teve a participação de representantes do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, DPCAMI, Polícia Civil, Polícia Militar, Rede Catarina, entre outras instituições que trabalham para proteger e acolher mulheres vítimas de violência.

Evento realizado em Iraceminha. Foto: Divulgação
As ações do Movimento Lilás contam com apoio de várias instituições, como a Administração Municipal de Maravilha, Defensoria Pública, Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Maravilha, TJSC, MPSC, Subseção da OAB em Maravilha, PMSC, PCSC, Polícia Penal de Santa Catarina, UNOESC, CDL e Associação Empresarial de Maravilha. Além disso, o movimento busca engajar ações nos municípios que integram a jurisdição do Fórum da Comarca de Maravilha: Iraceminha, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos e Flor do Sertão.

Próximas atividades

- 26/08 - Tigrinhos: o Movimento Lilás irá participar de um evento direcionado às mulheres. O encontro está marcado para iniciar às 13h30 no Ginásio Municipal.

- 27/08 - Maravilha: toda a comunidade está convidada a participar da palestra “Homens e mulheres: construindo uma relação de respeito”, ministrada pela Tenente-Coronel Naíma Huk Amarante, referência em segurança pública e proteção social, que trará reflexões essenciais sobre prevenção e combate à violência contra a mulher.

- 30/08 - Maravilha: Evento em alusão ao Agosto Lilás no Espaço Criança Sorriso (Rua Coberta). A programação irá proporcionar momentos de cuidado com a saúde e bem-estar, espaço de escuta e acolhimento, intervenções artísticas, entre outras atividades que visam fortalecer e evidenciar a força das mulheres. Além disso, haverá ofertas de serviços para quem precisa obter segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito. A Administração Municipal de Maravilha irá disponibilizar roteiros de ônibus que irão passar por todas as comunidades do interior para ampliar a participação das mulheres neste importante evento de integração. Também haverá espaço com brinquedões para as crianças. 

Além do cronograma de eventos, o Movimento Lilás é uma mobilização contínua, que se articula com diversos setores da sociedade. No decorrer dos próximos dias, a discussão sobre a prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher estarão presentes em atividades realizadas nas escolas, palestras em empresas, capacitações com agentes que atuam na rede de proteção, acompanhamento de Projetos de Lei ligados ao tema, e as vitrines do comércio de Maravilha serão temáticas. Também integra o cronograma de atividades a instituição da Procuradoria da Mulher em São Miguel da Boa Vista (25/08), a reinauguração da Salá Lilás no Fórum da Comarca de Maravilha (28/08), e a realização de audiências diárias referentes ao crime de descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência (MPU), na esfera da violência doméstica e familiar.

A comunidade pode acompanhar o cronograma de atividades através do instagram: @movimentolilas

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Tamara Finardi/ O Líder/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...