Brasil - 27/08/2025 16:46

TV 3.0: nova tecnologia vai mudar forma de assistir televisão

Com decreto assinado nesta quarta-feira, tecnologia une a TV aberta à internet, permitindo replay de lances esportivos, personalização de anúncios e acesso a canais extras de forma gratuita.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Lançamento da TV 3.0 – Foto: Luiz Rodrigues/NDTV
O governo federal assinou nesta quarta-feira (27) o decreto que inaugura uma nova era para a televisão aberta brasileira com o lançamento da TV 3.0. A nova tecnologia promete transformar a experiência do telespectador, que poderá interagir com a programação e acessar serviços online diretamente pela tela do televisor, sem a necessidade de um celular ou computador.

A TV 3.0 vai permitir o fim da "multitela" e abrir um leque de possibilidades, como votar em programas de auditório e realities, enviar comentários e até criar chats privados com amigos para debater o que está sendo transmitido. Em transmissões esportivas, será possível reprisar lances sem perder a ação ao vivo, além de conferir estatísticas e personalizar o conteúdo de acordo com o time de preferência.

Imagem, som e acessibilidade

A nova tecnologia, baseada no padrão ATSC 3.0, eleva a qualidade do entretenimento. As transmissões serão em 4K e 8K, com som imersivo que permite, por exemplo, silenciar a narração de um jogo para ouvir apenas o som da torcida.

A acessibilidade também será ampliada. A TV 3.0 contará com recursos como Closed Caption (CC Acessibilidade), Audiodescrição (AD) para pessoas com deficiência visual e janelas de Libras para a comunidade surda, que poderão ser ativados diretamente no controle remoto.

Outro grande diferencial é a possibilidade de acessar serviços públicos, como a conta Gov, e informações de aposentadoria e previdência, diretamente da televisão. A Defesa Civil também poderá enviar alertas sobre eventos climáticos na região do telespectador.

Economia e prazos de adaptação

A TV 3.0 abrirá novas oportunidades para o mercado publicitário e o comércio eletrônico. A publicidade poderá ser segmentada de acordo com o perfil e a localização do telespectador, tornando-a mais relevante. O merchandising também permitirá que os usuários comprem produtos diretamente da tela da TV.

A implementação da nova tecnologia deve ocorrer em um período de 10 a 15 anos. Durante a transição, os sinais da TV digital e da TV 3.0 coexistirão. Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a adaptação será gratuita para todos os brasileiros, com a oferta de conversores no futuro.

"A TV Aberta sempre foi gratuita no Brasil e assim permanecerá. Estamos diante de uma verdadeira revolução que irá habilitar novos modelos de negócio e de receita, muitos deles hoje disponibilizados apenas na internet e nas redes sociais", afirmou Flávio Lara Resende, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).


Fonte: Agência Gov
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...