
A TV 3.0 vai permitir o fim da "multitela" e abrir um leque de possibilidades, como votar em programas de auditório e realities, enviar comentários e até criar chats privados com amigos para debater o que está sendo transmitido. Em transmissões esportivas, será possível reprisar lances sem perder a ação ao vivo, além de conferir estatísticas e personalizar o conteúdo de acordo com o time de preferência.
A nova tecnologia, baseada no padrão ATSC 3.0, eleva a qualidade do entretenimento. As transmissões serão em 4K e 8K, com som imersivo que permite, por exemplo, silenciar a narração de um jogo para ouvir apenas o som da torcida.
Outro grande diferencial é a possibilidade de acessar serviços públicos, como a conta Gov, e informações de aposentadoria e previdência, diretamente da televisão. A Defesa Civil também poderá enviar alertas sobre eventos climáticos na região do telespectador.
A TV 3.0 abrirá novas oportunidades para o mercado publicitário e o comércio eletrônico. A publicidade poderá ser segmentada de acordo com o perfil e a localização do telespectador, tornando-a mais relevante. O merchandising também permitirá que os usuários comprem produtos diretamente da tela da TV.
"A TV Aberta sempre foi gratuita no Brasil e assim permanecerá. Estamos diante de uma verdadeira revolução que irá habilitar novos modelos de negócio e de receita, muitos deles hoje disponibilizados apenas na internet e nas redes sociais", afirmou Flávio Lara Resende, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).