luz, movimento e fotografia - 04/09/2025 08:28 (atualizado em 04/09/2025 09:59)

Em Maravilha, mais de 50 alunos produzem imagens criativas durante oficinas de fotografia que abordam a técnica light painting

Atividades foram desenvolvidas em escolas públicas através do projeto cultural LUMIÁ. As imagens produzidas farão parte de uma exposição
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Imagens produzidas nas oficinas de fotografia a partir da técnica light painting. Divulgação/Projeto LUMIÁ

Em Maravilha, adolescentes tiveram a oportunidade de expressar sua criatividade através de oficinas que apresentaram a utilização de uma técnica diferente na fotografia: o light painting, onde luz e movimentos são utilizados para criar efeitos nas imagens capturadas. As oficinas fazem parte do projeto cultural LUMIÁ, que tem como proponente o artista e professor Alex Schappo. As atividades foram realizadas em duas escolas públicas do município e contaram com a participação de 58 alunos.

No total, quatro oficinas foram ministradas através do projeto. As atividades foram direcionadas a adolescentes com interesse no tema. A EEB Santa Terezinha recebeu as oficinas nos dias 29 e 27 de agosto. Na EEF Juscelino  Kubitschek de Oliveira os estudantes participaram das oficinas no dia 22 de agosto. O conteúdo produzido através do LUMIÁ fará parte de uma exposição que poderá ser visitada no Centro Municipal de Cultura, com data a ser definida em breve. 

Imagens produzidas nas oficinas de fotografia a partir da técnica light painting. Divulgação/Projeto LUMIÁ

As oficinas foram conduzidas pelos artistas Alex Schappo e Douglas Comparin. O conteúdo apresentado envolveu conceitos históricos sobre a origem da fotografia e a forma com que os adolescentes se relacionam com essa linguagem. Em um segundo momento, a técnica light painting foi apresentada de forma teórica, seguindo para as experimentações práticas. 

“Ao longo das oficinas, buscou-se oportunizar um momento em que cada aluno pudesse experienciar a fotografia de uma forma totalmente nova e fora de sua zona de conforto, produzindo imagens simbólicas, imaginárias e poéticas a partir da técnica light painting. No início alguns alunos se mostraram resistentes, pois estavam presos à visão tradicional da fotografia. Ao longo da experiência, foram articulando uma diferente forma de produzir imagens, pensando e fotografando em pequenos grupos”, compartilha o proponente do projeto.

Foto: Divulgação/Projeto LUMIÁ

Na, EEF Juscelino Kubitschek de Oliveira, a professora Assessora Altas Habilidades Chayane de Oliveira Senger, observa os impactos do projeto: “Os conhecimentos compartilhados nas oficinas estimularam a curiosidade, a imaginação e o olhar artístico dos estudantes. Notei que o envolvimento foi intenso: eles participaram ativamente, testaram possibilidades, trocaram ideias e se entusiasmaram ao perceber os efeitos produzidos pela luz e pela fotografia”. A estudante Camila Rafaela da Silva de Oliveira, do 9º ano, destaca a proposta criativa da oficina: “A atividade trouxe aprendizados novos, além de despertar maior interesse pela área de artes visuais. Essa vivência contribuiu não apenas para o nosso aprendizado, mas também para fortalecer os laços de amizade e união entre os colegas de sala. O que mais me chamou a atenção foi a forma respeitosa, atenciosa e profissional com que o professor e sua equipe conduziram a atividade”.

Para a professora de Arte Viviani Castro, que leciona na EEB Santa Terezinha, as oficinas proporcionaram um espaço para que os alunos pudessem se expressar: “A oficina trouxe um aprendizado leve e marcante, unindo prática, criatividade e troca entre os alunos através do light painting. Foi um momento em que eles puderam experimentar a fotografia de um jeito diferente, explorando possibilidades e descobrindo como a colaboração enriquece ainda mais o processo de criação. Percebi um envolvimento muito positivo dos alunos, todos se sentiram à vontade para participar, desde os mais comunicativos até os mais tímidos”. A estudante do 2º ano do Ensino Médio, Yasmin Rodrigues Behling, participou do projeto e destaca como as atividades ampliam possibilidades e percepções em relação ao cotidiano: “Foi muito divertido! O que mais me chamou a atenção foi perceber como materiais considerados simples podem se transformar em fotos incríveis quando usamos a criatividade”.

Sobre o projeto

LUMIÁ é um projeto cultural e educativo que propõe o uso da técnica de light painting — ou pintura com luz — como ferramenta de expressão artística e desenvolvimento criativo entre adolescentes de escolas públicas. A partir de oficinas práticas e experimentações visuais, o projeto convida os jovens a explorarem a relação entre luz, tempo e movimento por meio da fotografia, estimulando a imaginação, o pensamento simbólico e a autoria poética da imagem.

Inspirado na expressão regional “lumiá”, que remete ao ato de iluminar, o projeto se fundamenta na ideia de que a arte pode ser uma lanterna acesa no escuro — revelando trajetos, ressignificando experiências e despertando potências adormecidas. Ao trabalhar com a luz como matéria-prima da criação, LUMIÁ também convida os participantes a refletirem sobre suas próprias formas de ver e ser vistos, em um processo que une técnica, sensibilidade e experimentação.

As atividades propostas incentivam o diálogo entre arte, tecnologia e subjetividade, promovendo não apenas habilidades técnicas na produção de imagens, mas também o fortalecimento da autoestima, da expressão individual e da construção coletiva. O projeto se ancora, ainda, no compromisso com o acesso democrático à cultura e na valorização do saber sensível como forma de transformação social.

A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. 

A equipe responsável pelo projeto é composta por Alex Schappo, Douglas Comparin, Gustavo Deike, Carla Knebel e Evillyn Briana Braganholi.
Foto: Divulgação/Projeto LUMIÁ

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Tamara Finardi/ O Líder/ WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...