POLÍCIA - 08/10/2025 20:14

Jovens são presos no Oeste de SC por torturar vítimas que tinham dívida de drogas

Nas gravações, as vítimas aparecem amarradas e agredidas com pauladas, golpes de facão, socos e chutes
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A Polícia Civil identificou a atuação de um grupo de jovens envolvidos (Foto: Polícia Civil) 

Uma operação conjunta das forças de segurança de Xanxerê, no Oeste catarinense, cumpriu dez ordens judiciais e desarticulou um grupo investigado por tráfico de drogas, associação criminosa, tortura e porte ilegal de armas. A ação, batizada de “Adsumus”, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (8).

Foram cumpridas quatro prisões preventivas, uma internação de adolescente e cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Vila União, Leandro, Nossa Senhora de Lurdes e São Romero.

As investigações começaram em maio deste ano, quando a Polícia Civil identificou a atuação de um grupo de jovens ligados ao tráfico de drogas e responsáveis por práticas violentas de cobrança. Durante o inquérito, os policiais apreenderam vídeos gravados pelos próprios suspeitos que mostram três casos de tortura contra pessoas que teriam dívidas de drogas ou eram acusadas de furto.

Nas gravações, as vítimas aparecem amarradas e agredidas com pauladas, golpes de facão, socos e chutes. Em um dos casos, uma vítima teve os dentes quebrados. Em outro, os agressores usaram armas de fogo e facas para fazer cobranças. De acordo com a investigação, todas as vítimas deixaram a cidade por medo de represálias.

Com base nas provas reunidas, a Justiça determinou as prisões dos quatro suspeitos, todos com 19 anos, e a internação de um adolescente de 17 anos. Durante as buscas, a polícia apreendeu roupas, um chapéu e um dos objetos usados nas torturas.

O nome da operação, “Adsumus”, vem do latim e significa “aqui estamos” ou “estamos presentes”, simbolizando a integração entre as forças de segurança no combate à criminalidade em Xanxerê.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC), com apoio da Operação Protetor, Delegacia Regional, DPCAMI e Comarca de Xanxerê, Comarca de Xaxim, SAER-Fron de Chapecó e da Polícia Militar, por meio do 30º Batalhão de Polícia Militar.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...