Operação “Falso Alicerce” - 13/10/2025 22:14 (atualizado em 13/10/2025 22:18)

Vídeo: Polícia prende golpista que causou prejuízo de mais de R$ 400 mil em Palmitos

Homem usava nome falso e aplicava golpes no ramo da construção civil, abandonando obras após receber valores antecipados
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Arte / WH3

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia da Comarca de Palmitos e com o apoio da Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Maravilha, deflagrou a Operação “Falso Alicerce”, que resultou na prisão de um homem investigado por aplicar diversos golpes no setor da construção civil. O suspeito, que utilizava o nome falso de “Gilberto Guerra”, teria causado prejuízos superiores a R$ 400 mil às vítimas em Palmitos, no Oeste catarinense.

O nome da operação faz referência ao modus operandi do investigado, que iniciava apenas o alicerce das construções para ganhar a confiança dos clientes. Após receber novos pagamentos previstos em contrato, ele abandonava as obras e fugia com o dinheiro, deixando os serviços inacabados.

A investigação, conduzida pela equipe da Delegacia de Palmitos, foi essencial para revelar a verdadeira identidade do golpista, que já respondia a mais de 100 processos cíveis e possuía extenso histórico criminal. O homem havia sido indiciado anteriormente no Paraná e no Rio Grande do Sul por estelionato com o mesmo método, que consistia em abrir uma construtora, firmar contratos e desaparecer após arrecadar grandes quantias.

Com base nas provas reunidas, o delegado Daniel Lopes Farias, responsável pelo caso, representou pela prisão preventiva do suspeito. Após mais de 20 dias de diligências, que se estenderam pelos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, o homem foi localizado e capturado em Cascavel (PR).

Mesmo após a prisão, a Polícia Civil continua com as diligências para identificar e recuperar o patrimônio adquirido com o dinheiro dos golpes, buscando ressarcir as vítimas.

“A ação reforça que não há fronteiras para o trabalho policial e destaca a cooperação entre as Polícias Civis de todo o Brasil”, ressaltou o delegado Daniel Lopes Farias.

Fonte: WH3 com Polícia CIvil de Maravilha
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...