
A cidade de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, decretou situação de emergência nesta segunda-feira (13) após registrar fortes chuvas com queda de granizo, que provocaram estragos na madrugada de domingo (12). Mais de 100 residências ficaram danificadas, além de escolas, centro comunitários e unidade de saúde.
O evento meteorológico foi classificado como tempestade local/convectiva com ocorrência de granizo, e diversas comunidades rurais contabilizaram os estragos. Entre elas estão Assentamento 25 de Maio, Rincão Torcido, Indianópolis, Treze de Novembro e áreas próximas.
Entre os estragos estão destelhamentos, quedas de árvores e danos em casas, edificações públicas e lavouras. A Defesa Civil de Abelardo Luz e a Regional de Xanxerê fizeram um levantamento que, além dos estragos em mais de 100 casas, o fenômeno trouxe impactos na agricultura familiar, especialmente nas culturas de fumo e milho, e morte de bovinos em propriedades do interior.
O decreto de emergência possibilita que todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, possam ser mobilizados para ações de resposta, reabilitação e reconstrução após o ocorrido, assim como uso de medidas administrativas emergenciais, como aquisição direta de materiais e contratação de serviços essenciais sem a necessidade de licitação.
Ainda, o município poderá solicitar Itens de Assistência Humanitária (IAH) e apoio do Governo do Estado para o atendimento das famílias e a recuperação das áreas afetadas.