
Com estudos relacionados ao esporte paralímpico, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, o maravilhense Eduardo Stieler, secretário de Esporte no município, foi reconhecido com o Prêmio de Melhor Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) em 2024, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa premiada tem como título “Avaliação multiparamétrica e adaptações do treinamento esportivo na natação paralímpica”, e foi orientada pela Profª. Dra. Andressa de Mello (UFMG) e teve como coorientadores Dr. Marco Túlio de Melo (UFMG) e Dr. Fábio de Lira (UNESP).
Nesta semana, Stieler recebeu o reconhecimento. “Receber o Prêmio de Melhor Tese do PPGCE é mais do que um reconhecimento científico, é o fechamento de um ciclo de sete anos de aprendizado, superação e amizades que levarei pra sempre. Foram anos entre laboratório, coletas, aulas, orientações, congressos e muitos dias de estudo. Mas, acima de tudo, foram anos com pessoas incríveis, que fizeram dessa caminhada algo muito maior que uma pesquisa: fizeram dela uma história de vida”, celebrou.

A pesquisa premiada monitorou de forma completa a preparação de nadadores paralímpicos, oferecendo uma visão inédita sobre como otimizar o treinamento. De acordo com o programa de Pós-Graduação, os resultados já inspiram novos protocolos de treinamento e reforçam o compromisso do PPGCE com a ciência aplicada ao esporte inclusivo.