Saúde Pública - 23/10/2025 14:24

Um em cada cinco pacientes falta às consultas na rede hospitalar estadual de SC

Secretaria de Estado da Saúde alerta que o absenteísmo afeta diretamente as filas e aumenta o tempo de espera no SUS; dados foram divulgados na coluna de Ânderson Silva, do NSC
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: TCE-SC)

Cerca de 20% dos pacientes não compareceram às consultas agendadas nos hospitais da rede própria do Governo de Santa Catarina em 2025, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A informação foi divulgada na coluna de Ânderson Silva, do NSC.

O índice preocupa as autoridades, que apontam o absenteísmo — termo usado quando o paciente não comparece ao atendimento previamente agendado — como um dos principais gargalos da saúde pública.

“O absenteísmo compromete todo o serviço, prejudica o andamento das filas, aumenta o tempo de espera e gera custos ao Estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Hospitais com mais faltas

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, registrou alguns dos maiores índices de ausência em consultas ambulatoriais. As especialidades com mais faltas foram:

- Dermatologia: 24,08%

- Urologia: 23,38%

- Neonatologia de Alto Risco: 22,22%

Em Joinville, a Maternidade Darcy Vargas (MDV) também apresentou altos índices de absenteísmo, com 24,5% em Oftalmologia e 21,5% em Neurologia Pediátrica. No Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), as ausências chegaram a 27,9% em Gastroenterologia, 26,5% em Pneumologia e 24,9% em Cirurgia Geral.

Consultórios vazios e filas cheias

De acordo com a SES, quando um paciente falta, o horário não pode ser repassado a outro fora do sistema de regulação (SISREG), o que resulta em consultórios ociosos e filas mais longas.

“As faltas na saúde pública não são um fato novo, mas preocupam cada vez mais. Reduzir o tempo de espera depende do comparecimento ou do aviso prévio dos pacientes”, reforçou o secretário.

A Secretaria orienta que os pacientes mantenham seus cadastros atualizados — com telefone e endereço corretos — nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais, para facilitar o contato e a confirmação de consultas, exames e procedimentos.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...