MEIO AMBIENTE - 23/10/2025 17:12

VÍDEO: Macaco-prego é flagrado atravessando estrada no interior de Descanso; Presença do animal é considerada comum na região

Moradores de Linha São Valentim relatam frequência de aparições, mas alertam para risco de caça.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Jornalismo / WH Comunicações 
Um morador de Linha São Valentim, interior de Descanso, flagrou um macaco-prego atravessando uma estrada rural na tarde desta quinta-feira (23), nas proximidades de Iporã do Oeste e Descanso. O animal foi visto acessando uma área de mata próxima.

O morador Gerson Oro fez o flagrante e, segundo o biólogo e professor da Unoesc, Jackson Preuss, a presença desses primatas é comum na região Oeste de Santa Catarina, apesar de não ser uma cena vista diariamente por todas as pessoas.

Outro morador da Linha São Valentim, Lorenzo Agustini, confirmou que o aparecimento desses animais, muitas vezes em grupos, tem ocorrido com frequência no local, próximo à fronteira com a Argentina. No entanto, ele expressou preocupação com a segurança dos macacos devido à ameaça de caçadores.

Alerta de Saúde e Segurança

A presença de macacos-prego na região, embora natural, levanta um alerta sobre a circulação de doenças como a febre amarela e o risco de maus-tratos, como a caça predatória.

A orientação das autoridades é clara:

Em casos de macacos feridos ou mortos, a população deve evitar tocar nos animais.

É preciso contatar imediatamente a Polícia Militar Ambiental ou a Vigilância Epidemiológica do município, que farão o resgate ou a coleta de material para análise.

Os macacos-prego são nativos da Mata Atlântica e importantes dispersores de sementes e controladores de insetos, exercendo um papel fundamental no ecossistema local.

Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...