
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa duas décadas de trabalho em prol de salvar vidas em Maravilha e região. O início dos atendimentos no município ocorreu em 8 de novembro de 2005, e desde então o serviço tem papel fundamental na organização do atendimento na rede de Atenção às Urgências.
Só neste ano, até o momento, foram mais de 800 atendimentos, contemplando diversas necessidades da população. O serviço é gratuito, acessado pelo telefone 192, e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo orientações e o envio de veículos tripulados por equipes capacitadas, acionadas por uma Central de Regulação das Urgências.
Em Maravilha, a equipe é formada por quatro condutores socorristas, quatro técnicas de enfermagem e uma enfermeira responsável técnica. O município conta com duas ambulâncias de Unidade de Suporte Básico (USB) – uma ativa e outra de backup. A base da equipe fica localizada junto ao prédio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Maravilha.
O coordenador em Maravilha, Pedro da Costa, destaca a importância da parceria e do trabalho conjunto com os bombeiros, ressaltando como essa união agrega nos atendimentos. Ele também enfatiza que a equipe realiza treinamentos e capacitações contínuas para manter atualizados os protocolos e garantir o melhor atendimento à população.
Além disso, o SAMU e o Corpo de Bombeiros Militar promovem capacitações junto à comunidade de Maravilha e região. Neste ano, cerca de 150 professores da rede municipal de ensino receberam formação em primeiros socorros. Outro destaque é o projeto Mães de Primeira Viagem, voltado à orientação de famílias com bebês.
A secretária municipal de Saúde, Jane Maira Joris, enaltece o trabalho realizado no município: "O SAMU tem um papel fundamental na rede de urgência e emergência do nosso município. São 20 anos de um trabalho marcado pela dedicação, agilidade e compromisso com a vida. A equipe do SAMU de Maravilha é motivo de orgulho para todos nós, pela forma como atua com profissionalismo e empatia em cada atendimento. Parabenizo cada servidor que faz parte dessa trajetória e reforço o nosso reconhecimento e gratidão por todo o serviço prestado à nossa comunidade".



Em 5 de novembro de 2005, foi implantada a primeira Central de Regulação de Urgência (CRU) em Chapecó. Em duas décadas, o SAMU 192 catarinense, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou aproximadamente 2,5 milhões de atendimentos com envio de unidades móveis.
“Atualmente, o serviço oferece cobertura em 100% do território catarinense através do telefone 192, e é destaque entre outros SAMUs do Brasil. Temos uma frota de 31 Unidades de Suporte Avançado (USAs) terrestres, sete ambulâncias inter-hospitalares e 104 Unidades de Suporte Básico (USBs). Para o atendimento mais ágil em locais de difícil acesso, foram implantadas 14 motolâncias”, destaca Marcos António Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência em Santa Catarina.

