
Os danos à rede elétrica causados pelo ciclone que afeta Santa Catarina desde a tarde de sexta-feira (7) ainda ressoam e fazem com que cerca de 19 mil unidades consumidoras estejam sem energia neste sábado (8).
Segundo a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), o maior número de afetados foi registrado por volta das 18h45 de sexta-feira, quando cerca de 65 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica.
Assim como as quedas de árvores e os destelhamentos, o Grande Oeste foi a região mais afetada inicialmente. No caso da distribuição de energia elétrica, as regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó e Concórdia foram as mais prejudicadas.
Em nota, a Celesc afirmou que atua de forma contínua para reduzir o número de unidades afetadas. A atuação de ontem fez com que mais de 60 mil unidades tivessem a energia reestabelecida, mas um novo sistema de vento forte fez o número subir novamente, principalmente nas regionais de Criciúma, Tubarão e Itajaí.
Para reforçar os atendimentos, cerca de 420 eletricistas trabalham para reestabelecer a rede, substituir equipamentos e remover árvores que atrapalham a fiação.
A principal orientação da Celesc sobre os danos do ciclone à rede elétrica é não se aproximar de fios partidos e nem tentar remover objetos que estejam sobre a rede. Para registrar ocorrências, a companhia possui aplicativo próprio, site, WhatsApp – (48) 99860-0067 – e o telefone 0800 048 0196.


