pesquisa e memória - 10/11/2025 16:23 (atualizado em 10/11/2025 19:33)

Museu Histórico Municipal Padre Fernando Nagel, de Maravilha, é representado em evento internacional

V Encontro Internacional de História: Fronteiras, Migrações e Patrimônio reuniu pesquisadores de vários países
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Divulgação

O Museu Histórico Municipal Padre Fernando Nagel, de Maravilha, esteve representado no V Encontro Internacional de História: Fronteiras, Migrações e Patrimônio, realizado em Chapecó entre os dias 6 e 8 de novembro. O diretor e historiador Carlos Eduardo Rodrigues participou do evento, que reuniu pesquisadores de diversos países e promoveu importantes debates e exposições de estudos sobre os espaços de memória. 

Segundo Rodrigues, a presença em eventos desse porte é fundamental para ampliar a visibilidade do museu e fortalecer sua inserção no cenário acadêmico e cultural regional. “O museu possui um vasto e rico acervo físico e documental. O evento é uma importante oportunidade para  fortalecer os elos com universidades e pesquisadores, ampliando possibilidades de captação de visitantes e parcerias”, destacou.

O diretor ressaltou ainda que o museu guarda importantes documentos históricos, entre eles os da Companhia Territorial Sul Brasil, que têm grande valor para o estudo da ocupação e do desenvolvimento da região Oeste catarinense. “É um acervo muito rico, que tem muito a ser explorado”, acrescentou Rodrigues.

Durante o encontro, o historiador também apresentou um trabalho científico com pesquisa voltada à memória e ao justiçamento social, além de participar de mesas de discussão, simpósios temáticos e um minicurso sobre cultura escrita.

O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq História Platina: Sociedade, Poder e Instituições, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Instituto Histórico e Geográfico do Oeste Catarinense (IHGOC), a Universidade do Estado de Santa Catarina – Centro de Educação Superior do Oeste (UDESC/CEO), o Centro de Memória do Oeste (Unochapecó) e o Museu Histórico de Pinhalzinho.
Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...