
Foto: Ascom / HRTGB

Foto: Ascom / HRTGB
Neste segundo semestre, focando na preservação da infraestrutura física, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, administrado pelo Instituto Santé, investe o valor de R$ 500 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Schichet (União Brasil), em obras e melhorias terceirizados, além de serviços próprios, realizados pelo Setor de Manutenção.
Conforme a engenheira civil Fabiana Lolatto, considerando a elevada circulação diária de pacientes, acompanhantes e colaboradores, as obras são indispensáveis para garantir segurança, salubridade e a continuidade das atividades hospitalares. “A manutenção preventiva e as obras de requalificação são medidas estratégicas para garantir a integridade da edificação, prevenir riscos estruturais e sanitários, bem como atender às exigências normativas de acessibilidade, impactando diretamente na qualidade do atendimento prestado e na confiança da população”, enfatiza.
O plano de trabalho inclui reformas que eliminem patologias construtivas, previnam infiltrações e restaurem o desempenho físico e funcional dos espaços. Garantindo durabilidade, melhorando a estética e a funcionalidade das instalações, além de assegurar a conformidade com as normas técnicas de acessibilidade e regulamentações trabalhistas.
Com a destinação da emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil, as intervenções abrangem:
✅ Requalificação das Escadas de Saída de Emergência;
✅ Reforma da Sala de Cirurgia 03;
✅ Recuperação das fachadas, com recomposição integral dos rejuntes, tratamento de infiltrações e aplicação de revestimento protetivo de alto desempenho.
Além dessas frentes, os recursos serão aplicados na adequação dos sanitários coletivos da recepção do Ambulatório e reforma dos vestiários coletivos dos colaboradores.
“As intervenções garantem a eliminação de falhas construtivas críticas, a melhoria das condições de acessibilidade, promoção de ambientes mais saudáveis e seguros, além de assegurar conformidade com normas técnicas e regulamentações vigentes, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade assistencial e a segurança dos usuários e colaboradores”, destaca a engenheira.
O cronograma estabelece como prazo final para a conclusão integral das obras o mês de março de 2026. As intervenções tiveram início em setembro, sendo na primeira etapa concluídas a recuperação das fachadas e parte das reformas nas escadas. Os serviços são executados por três empresas terceirizadas contratadas.
O HRTGB-Santé e referência em atendimento para aproximadamente 300 mil pessoas no Extremo-oeste de Santa Catarina, desempenhando papel essencial na prestação de serviços de saúde, operando de forma ininterrupta e com ampla estrutura multiprofissional.