DEIXOU SAUDADES - 18/11/2025 13:50 (atualizado em 19/11/2025 07:35)

Morte de cão policial aposentado de São Miguel do Oeste gera comoção e viraliza nas redes sociais

Deiwidy de Freitas Dalmolin, tutor de Theo, o K9 que serviu à PRF em Guaraciaba, compartilhou os últimos momentos do animal, que lutou por um ano contra um tumor cerebral. Theo era conhecido por ser cão policial, terapeuta e figura popular na cidade.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Arquivo Pessoal / WH Comunicações 

O morador de São Miguel do Oeste, Deiwidy de Freitas Dalmolin, ganhou repercussão nacional após compartilhar nas redes sociais a história e os últimos passeios de seu companheiro, o cão policial aposentado Theo. O cão da raça K9, que serviu à Polícia Rodoviária Federal (PRF), faleceu aos 15 anos, seis meses após o diagnóstico de um tumor cerebral.

Theo ingressou na vida de Deiwidy em 2014 e teve uma trajetória notável:

Carreira na PRF: Atuou na PRF de Guaraciaba, onde se destacou na localização de substâncias ilícitas.

Aposentadoria Precoce: Aposentou-se cedo, aos 3 anos, por aversão a entrar nos compartimentos de bagagens dos ônibus, mas permaneceu na ativa em eventos e apresentações, como na inauguração do posto da PRF em Guaraciaba.

Cão Terapeuta: Mesmo após a aposentadoria, Theo serviu como cão terapeuta para crianças e pessoas com deficiência.

Deiwidy revelou que os vídeos que viralizaram mostram o último passeio de Theo e refletem o cuidado dedicado ao longo de um ano após o diagnóstico de tumor cerebral.

"Foi praticamente 1 ano cuidando dele desta forma... Acabei deixando ele partir fazem 6 meses pois começou ter pressão intracraniana," relatou Deiwidy.

Cão Querido na Cidade

Além de seu serviço policial, Theo era uma figura muito conhecida e querida em São Miguel do Oeste.
"Aqui na cidade sempre foi provavelmente um dos cachorros mais conhecidos, pois aonde eu ia ele estava sempre junto. Seja na porta do mercado esperando, em baixo da mesa no Serginho Lanches, e por assim foi durante todo período que esteve comigo."

Em sua despedida, Deiwidy expressou o profundo afeto pelo K9: "Ele foi luz nos dias escuros, ele trouxe felicidade e foi feliz, muito feliz! Passeou, viveu, viajou! Foi amado e o maior ato de amor foi deixar ele partir."

Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...