
O Governo Federal começa a enviar nesta semana avisos sobre o Programa Dignidade Menstrual, que garante a distribuição de absorvente gratuito para cerca de 24 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com novas regras e mais pontos de acesso, o programa agora permite a emissão de autorização tanto pelo aplicativo Meu SUS Digital quanto nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Outra novidade é que adolescentes entre 12 e 16 anos poderão retirar os absorventes sem a necessidade de acompanhamento dos pais ou responsáveis.
Quem tem direito ao absorvente gratuito
Tem acesso ao programa pessoa com idade entre 10 e 49 anos inscrita no CadÚnico, que tenha renda mensal de até R$ 218, ou seja estudante de baixa renda da rede pública, ou esteja em situação de rua.
Para retirar os absorventes gratuitos basta procurar uma farmácia credenciada ao Programa Farmácia Popular do Brasil e apresentar autorização emitida no Meu SUS Digital, CPF e documento de identidade com foto.
O envio das mensagens visa divulgar o programa à população, para promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a oferta de absorventes higiênicos.
Desde o mês passado, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) de todo o país passaram a disponibilizar a autorização para retirada de absorventes menstruais às beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.
Outra alternativa para retirar o absorvente gratuito é procurar uma UBS e solicitar que a autorização de retirada de absorventes seja emitida. Qualquer profissional de saúde pode imprimir o documento, incluindo os ACS (Agentes Comunitários de Saúde).
A iniciativa também permitirá identificar beneficiárias elegíveis ao programa Dignidade Menstrual durante os atendimentos.

