
A comissão pró-instalação de um campus do Instituto Federal em Maravilha realizou, na terça-feira (27), a terceira reunião para dar continuidade às ações do colegiado. O principal tema do encontro foi a definição de estratégias para viabilizar a oferta de um curso do Instituto Federal no município ainda neste ano.
O encontro, realizado no auditório da AMERIOS, contou com a participação do prefeito de Maravilha, Vinicius Ventura, além de representantes de secretarias municipais, do presidente da CDL e da Associação Empresarial de Maravilha, Celso Camilo Broetto, de representante da Subseção da OAB de Maravilha, de um assessor do deputado Pedro Uczai, e de demais membros da sociedade civil organizada.
Durante a reunião, diversas possibilidades de cursos foram debatidas. Como prioridade, foi definido o curso Técnico em Enfermagem, escolhido em razão da alta demanda por profissionais da área da saúde na região. Caso não seja possível a oferta deste curso, outras opções foram elencadas em ordem de prioridade. Como encaminhamento, a comissão irá formalizar a solicitação junto ao Instituto Federal para verificar a viabilidade e disponibilidade dos cursos sugeridos.
A comissão foi formada após audiência pública realizada em novembro de 2025, que marcou Maravilha na mobilização pela busca da implantação de um campus do Instituto Federal no município. Entre as estratégias definidas na audiência, destacou-se a criação da comissão e a articulação para a oferta de um curso de curta ou média duração, com o objetivo de estreitar os laços entre o município e a instituição de ensino.


