Uma onda de calor vai deixar Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Paraná em alerta vermelho a partir desta terça-feira (3), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno meteorológico, classificado como “grande perigo”, deve atingir pelo menos 128 municípios catarinenses, principalmente no Oeste e Meio-Oeste do Estado.
Segundo o Inmet, a onda de calor trará riscos à saúde, com temperaturas 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias. O alerta segue em vigor até sábado (7).
Defesa Civil irá monitorar onda de calor
Apesar da previsão do Inmet, a Defesa Civil não classifica as altas temperaturas, que devem atingir o Estado principalmente entre quinta (5) e sexta-feira (6), como onda e calor. Conforme a Epagri/Ciram, Santa Catarina está sob influência de uma massa de ar quente, com temperaturas que variam entre 29°C e 34°C durante a semana.
Nesta terça-feira (3), o sol já aparece durante a manhã, o que faz as temperaturas subirem rapidamente. Entretanto, com um ciclone em alto-mar, os temporais voltam ao Estado, com chuva intensa em todas as regiões do Estado. O risco, segundo a Defesa Civil, varia de moderado a alto para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas, especialmente entre o Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande. Florianópolis, onde o risco é maior. Para destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica, o risco varia de baixo a moderado.

