
Após divergências sobre o andamento das obras, baixo número de trabalhadores no canteiro e dúvidas da população sobre uma possível paralisação do elevado de acesso a Guaraciaba, na BR-163, a reportagem do Grupo WH Comunicações procurou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para esclarecimentos. Questionada diretamente sobre uma eventual interrupção das obras do elevado, a autarquia não respondeu.
Em nota, a Superintendência do DNIT em Santa Catarina informou apenas que as obras de adequação de capacidade e restauração da BR-163/SC atingiram 94% de execução. Segundo o órgão, os serviços seguem em andamento na travessia urbana de Guaraciaba, com trabalhos de terraplenagem, inclusive em áreas que exigem desmonte de rochas, além de intervenções de drenagem, implantação de sinalização vertical e pavimentação dos acessos.
As obras tiveram início em 2021 e, conforme o DNIT, o prazo contratual vigente prevê a conclusão até o final do segundo semestre deste ano. Até o momento, já foram entregues 45 quilômetros de novas pistas em pavimento rígido (concreto), além da implantação de terceiras faixas, vias marginais e acostamentos ao longo da rodovia.
A reportagem também solicitou informações sobre a recuperação do trecho entre o posto da Polícia Rodoviária Federal, na Linha Caravaggio, e São Miguel do Oeste, outro ponto que gera reclamações frequentes de motoristas. No entanto, não houve retorno até a publicação desta matéria.
Enquanto isso, permanecem as dúvidas da população e de usuários da BR-163 quanto ao ritmo das obras, especialmente no elevado de acesso a Guaraciaba, considerado estratégico para a mobilidade e segurança no trecho.

