Prevenção - 03/02/2026 15:07 (atualizado em 03/02/2026 16:16)

SC realiza novo simulado estadual de gestão de desastres naturais no dia 1º de março

Ação inédita vai envolver, pela primeira vez, os 295 municípios catarinenses
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Santa Catarina promoverá, no dia 1º de março, um novo simulado de gestão de desastres naturais que irá abranger todo o território estadual. A ação é liderada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e, pela primeira vez, contará com a participação dos 295 municípios catarinenses. Na primeira edição do simulado, realizada em maio de 2025, cerca de 230 cidades participaram da atividade.

Com um formato considerado inédito no país, o simulado tem como objetivo testar protocolos de resposta e a capacidade de mobilização das equipes da Defesa Civil, além das forças de segurança, diante de situações extremas como enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra. Na edição anterior, a ação incluiu, em um cenário controlado, a abertura de abrigos temporários, a distribuição de mantimentos e o atendimento psicossocial às vítimas simuladas.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, falou sobre a preparação do novo simulado durante passagem pela Associação Empresarial de Blumenau (Acib), nesta segunda-feira (2). Na ocasião, destacou que a distribuição de kits de prevenção e resposta do governo estadual às prefeituras — que incluem tablet, notebook, televisão de 50 polegadas e um veículo — estará condicionada à participação dos municípios no exercício.

Durante o encontro, Hildebrandt também apresentou um panorama das ações da Defesa Civil no Médio Vale do Itajaí, com destaque para trabalhos de desassoreamento de rios e investimentos previstos para a manutenção de barragens existentes, além da construção de novas estruturas nos municípios de Mirim Doce, Taió, Petrolândia, Pouso Redondo, Agrolândia e Braço do Trombudo.

Outro ponto abordado foi a finalização do termo de referência para a licitação que prevê a substituição das duas comportas da barragem de José Boiteux, considerada uma estrutura estratégica para a contenção de enchentes em Blumenau.

O secretário ainda ressaltou o aumento significativo do orçamento da Defesa Civil catarinense, que passou de R$ 159 milhões em 2024 para R$ 330 milhões em 2026. Entre os investimentos anunciados estão a implantação de um novo radar meteorológico na Grande Florianópolis e a aquisição de 130 novas estações hidrometeorológicas para o Estado.

Segundo Hildebrandt, as estações permitirão o monitoramento em tempo real de dados como volume de chuva, nível dos rios, vento e temperatura, fortalecendo a emissão de alertas e a atuação preventiva da Proteção e Defesa Civil em Santa Catarina.

Fonte: WH3 com NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...