O Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca do Uruguai declarou emergência sanitária após a confirmação de influenza aviária H5 em aves da fauna silvestre nas regiões de Canelones, Maldonado e Rocha, no sul e leste do país.
Entre as medidas adotadas estão a proibição da movimentação de aves de criação, a suspensão de feiras, leilões e exposições avícolas, além do reforço nos protocolos de biossegurança em propriedades rurais.
Argentina também decreta emergência
Na Argentina, a emergência sanitária foi declarada dois dias antes, após a detecção do vírus H5 em uma granja comercial na província de Buenos Aires Province. O foco foi identificado pelo Servicio Nacional de Sanidad y Calidad Agroalimentaria (Sensa), na localidade de Ranchos, a cerca de 120 quilômetros da capital.
Com a confirmação do caso, as exportações argentinas de carne de aves e ovos foram temporariamente suspensas — medida adotada poucos dias antes de a União Europeia retomar a compra desses produtos do país, após um ano de embargo.
Os principais destinos das exportações argentinas do setor são China, África do Sul, Chile e Hong Kong.
Consumo interno segue normal
Tanto no Uruguai quanto na Argentina, as autoridades reforçaram que a produção destinada ao mercado interno segue normalmente. A influenza aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos devidamente preparados.
Segundo dados oficiais argentinos, o país registrou crescimento anual de 8% nas exportações de carne de frango entre janeiro e agosto de 2025, com embarque de 112 mil toneladas e faturamento de US$ 155 milhões no período.

