
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (24), a campanha “Diálogo e Paz nas Eleições 2026”. O evento ocorreu no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, e reuniu representantes de instituições públicas, entidades da sociedade civil, veículos de comunicação e partidos políticos.
Durante a solenidade, também foi apresentado o vídeo oficial da campanha e realizada a assinatura de um termo de compromisso por 18 instituições, que assumiram o compromisso de atuar de forma coordenada para promover um ambiente eleitoral pautado pelo respeito mútuo, pela inclusão e pela segurança democrática.

Segundo o presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Roberto da Silva, a assinatura representa mais do que um ato simbólico. Conforme destacou, trata-se de um compromisso público com os princípios fundamentais da democracia, fortalecendo o respeito entre os diferentes atores políticos e sociais, garantindo a observância das cotas de gênero e raça e incentivando mecanismos pacíficos para a resolução de conflitos.
O magistrado ressaltou que a campanha já está em andamento por meio de diversas ações, como produção de materiais educativos, campanhas em rádio, televisão e redes sociais, encontros com dirigentes partidários, iniciativas de combate aos crimes eleitorais e ao assédio eleitoral, além da divulgação do podcast Diálogo Eleitoral.
As ações da campanha estão estruturadas em três eixos principais: combate ao assédio eleitoral, promoção das cotas de gênero e raça e incentivo ao uso correto e ético da inteligência artificial durante as campanhas eleitorais.
Em seu discurso, Carlos Roberto da Silva destacou que o principal objetivo da iniciativa é fortalecer a cultura do diálogo e do respeito entre os cidadãos, mesmo diante de opiniões divergentes.
“Divergir não é um defeito da democracia, é a sua própria essência. A democracia se nutre da diferença e não há nada mais próprio do espírito democrático do que duas pessoas que discordam e ainda se respeitam”, afirmou.
O presidente do TRE-SC também conclamou as instituições participantes a atuarem como multiplicadoras da mensagem da campanha, levando a defesa do diálogo e da convivência democrática para diferentes espaços da sociedade.
Entre os signatários do termo de compromisso estão representantes da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Ministério Público Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina, União dos Vereadores de Santa Catarina, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) e veículos de comunicação.
Além dessas entidades, também aderiram à iniciativa a Associação dos Magistrados Catarinenses, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e diversos partidos políticos com atuação em Santa Catarina.
Com a campanha “Diálogo e Paz nas Eleições 2026”, o TRE-SC busca incentivar o debate democrático responsável, o respeito às diferenças e a construção de um processo eleitoral mais equilibrado e harmonioso em todo o estado.

