
A Defesa Civil de Santa Catarina mantém alerta para a ocorrência de temporais, chuva intensa, granizo, raios, rajadas fortes de vento e alagamentos entre esta quinta-feira (13) e o sábado (15).
De acordo com a Epagri/Ciram, a instabilidade está associada à atuação de um cavado, área de baixa pressão que se estende da superfície até níveis mais altos da atmosfera. O sistema favorece a formação e o desenvolvimento de áreas de tempestade.
A previsão mais recente, atualizada pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira, indica que as condições para temporais permanecem elevadas ao longo dos próximos dias. A instabilidade começa pelo Oeste e Sul catarinense e deve avançar gradualmente para outras regiões.
Quinta-feira concentra maior atenção
Nesta quinta-feira (13), o tempo permanece instável em Santa Catarina, com chuva e temporais isolados inicialmente no Oeste e Sul, avançando para outras áreas durante o dia.As tempestades podem provocar chuva intensa em curto intervalo de tempo, descargas elétricas, rajadas fortes de vento e queda de granizo.
As temperaturas ficam mais amenas, com máximas entre 17°C e 22°C na maior parte do Estado.
No Extremo-Oeste, a Defesa Civil já havia emitido alertas para municípios como Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Paraíso, Princesa e São José do Cedro.
Também estão sob atenção municípios do Meio-Oeste, entre eles Campos Novos, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibiam, Ibicaré, Lacerdópolis, Tangará e Vargem.
Sexta-feira ainda terá risco de temporais
Na sexta-feira (14), a instabilidade continua em Santa Catarina. A previsão indica chuva mais persistente principalmente no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.
No entanto, o Oeste e o Norte catarinense ainda podem registrar temporais isolados, acompanhados de chuva intensa, raios, vento forte e granizo.
As temperaturas permanecem amenas, com máximas entre 15°C e 20°C.
Oeste continua em atenção no sábado
No sábado (15), a instabilidade deve perder força gradualmente, mas ainda há possibilidade de temporais isolados, chuva intensa, raios, rajadas fortes de vento e granizo, especialmente no Oeste.
Na região, as temperaturas podem alcançar entre 22°C e 25°C.
A melhora mais significativa nas condições do tempo é esperada a partir de domingo.
Tempo firme retorna a partir de domingo
No domingo (16), a previsão indica a presença de sol e variação de nebulosidade, com redução da instabilidade.
As temperaturas começam a subir, principalmente no Oeste e Norte de Santa Catarina, onde as máximas podem chegar a 24°C a 28°C.
Na segunda-feira (17), a tendência é de tempo firme, predomínio de sol e rápida elevação das temperaturas, com máximas entre 25°C e 30°C em diferentes regiões do Estado.
Defesa Civil orienta população
Durante a ocorrência de temporais, a orientação é procurar abrigo em um local seguro e evitar permanecer em áreas abertas, próximas a árvores, postes, placas e estruturas metálicas.
Em caso de raios e ventos fortes, a recomendação é permanecer em ambiente protegido e manter distância de estruturas que possam cair.
Também é indicado retirar aparelhos eletrônicos da tomada quando houver risco de descargas elétricas.
A população deve acompanhar os alertas oficiais e, em situações de emergência, pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

