SÃO MIGUEL DO OESTE - 06/11/2026 13:34

Voo inaugural entre São Miguel do Oeste e Florianópolis marca novo capítulo para a aviação regional

Primeiro voo transportou oito passageiros na saída de São Miguel do Oeste, com uma pessoa desembarcando em Correia Pinto e outras sete seguindo até a Capital. Operação ocorre duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

O início dos voos comerciais entre São Miguel do Oeste e Florianópolis foi marcado por expectativas positivas para o fortalecimento da aviação regional. Durante a chegada do voo inaugural, nesta sexta-feira (6), o prefeito de São Miguel do Oeste, Edenilson Zanardi, destacou a importância da nova ligação aérea para o Extremo Oeste catarinense.

Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

Na saída de São Miguel do Oeste, oito passageiros embarcaram na aeronave. Desse total, um desembarcou em Correia Pinto, enquanto os outros sete seguiram viagem até Florianópolis.

A operação é realizada pela Azul Conecta, por meio do programa VOA+SC, com aeronave Cessna Grand Caravan, e conta com escala no aeroporto de Correia Pinto, na Serra Catarinense.

Segundo Zanardi, além de oferecer uma alternativa de deslocamento, a operação representa uma nova possibilidade para quem precisa viajar à Capital por compromissos profissionais, políticos ou pessoais.

O prefeito ressaltou a tranquilidade do voo, a segurança da aeronave e o custo acessível da passagem. Também destacou a logística oferecida pelos voos de segunda e sexta-feira, que permite organizar agendas durante a semana em Florianópolis e retornar ao município no fim da semana.

Dias e horários dos voos

A ligação aérea terá duas frequências semanais, às segundas e sextas-feiras, com os seguintes horários:

  • Segundas-feiras: saída de São Miguel do Oeste às 17h40, com chegada prevista a Correia Pinto às 19h25. No sentido contrário, o voo parte de Florianópolis às 13h55, com escala em Correia Pinto.

  • Sextas-feiras: saída de São Miguel do Oeste às 11h45, com chegada prevista a Correia Pinto às 13h30. No sentido contrário, a saída de Florianópolis ocorre às 8h, também com escala em Correia Pinto.

A programação permite, por exemplo, que passageiros viajem na segunda-feira ao final da tarde, cumpram compromissos na Capital durante a semana e retornem na sexta-feira. Também possibilita passar o final de semana em Florianópolis, com deslocamento na sexta-feira e retorno na segunda-feira.

Zanardi ainda pediu o envolvimento das prefeituras da região e das associações comerciais para fortalecer a utilização da nova rota e garantir sua continuidade.

Investimentos para reduzir cancelamentos

Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações

Durante a entrevista, o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, também comentou sobre os investimentos previstos para melhorar as condições de operação nos aeroportos catarinenses.

Uma das principais preocupações para o Extremo Oeste são as condições climáticas adversas, especialmente durante o inverno, que podem comprometer pousos e decolagens.

De acordo com o secretário, o Governo do Estado estuda a implantação de equipamentos que auxiliem as operações em condições de baixa visibilidade.

Entre as alternativas estão a instalação de estações meteorológicas, sistemas de aproximação por instrumentos (IFR), quando houver condições técnicas para implantação, e sistemas de iluminação nas cabeceiras das pistas.

Ivan explicou que, atualmente, aeronaves que operam por referências visuais, como o Caravan, precisam manter determinadas condições de visibilidade para realizar o pouso. Com a instalação de estações meteorológicas, seria possível reduzir a altura de referência para aproximação de 1.500 para 1.000 pés, conforme as condições e os procedimentos aplicáveis.

O secretário reconheceu que não será possível eliminar completamente os cancelamentos, mas afirmou que os investimentos devem minimizar os impactos das condições meteorológicas.

A programação dos voos também levou em consideração as características climáticas de cada região. Enquanto as operações no Litoral ocorrem pela manhã, os voos para o Oeste foram programados para o período da tarde, buscando aproveitar condições mais favoráveis para a operação.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...