Importação - 14/07/2022 08:35

Empresa de SC consegue licença para importar óleo diesel da Rússia em meio à crise dos combustíveis

Licença foi obtida em maio junto a ANP, e previsão é de que primeiras remessas cheguem ainda neste ano
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Uma empresa de Joinville, no Norte de Santa Catarina, conseguiu uma licença para importar diesel da Rússia. As negociações estão no processo final e a expectativa é de que as primeiras remessas sejam enviadas ao Brasil nas próximas semanas. 
Segundo Eraldo Rosa, um dos sócios da empresa que atua no setor de comércio exterior, as tratativas para adquirir o combustível iniciaram há dois anos. Porém a autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para a importação só ocorreu em maio. 
— Surgiu uma oportunidade recente e, em maio, fizemos a solicitação da licença de importação, que foi deferida. A única empresa que teve sucesso nessa negociação foi nós — explica. 
Ao todo, são 20 licenças para a importação de 25 mil toneladas do combustível. A previsão, porém, é aumentar essa quantidade em até 100 mil. 
Rosa diz, ainda, que o processo está nas tratativas finais e ainda não há prazo de quando as primeiras remessas chegarão ao Brasil. A expectativa, porém, é que de aconteça entre 20 e 90 dias. 

Bolsonaro quer importar diesel da Rússia 
A decisão, inclusive, ocorreu na mesma semana que o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Brasil pode receber óleo diesel da Rússia em até 60 dias. Segundo o g1, a declaração ocorreu antes do encontro com o presidente da Hungria, Katalin Novák na segunda-feira (11). 
— Está acertado que em 60 dias [o diesel russo] já pode começar a chegar aqui. Já existe essa possibilidade. A Rússia continua fazendo negócios com o mundo todo — disse. 
A manifestação, inclusive, foi comemorada pelo empresário catarinense. 
— Nós importamos [o diesel] e queremos adentrar nesse mundo do combustível e surgiu a oportunidade. Se o governo nos apoiar, melhor ainda — diz Rosa. 

Como funciona o pedido de importação? 
Antes de qualquer operação de importação de combustível, a empresa precisa solicitar junto a ANP uma licença. Depois do órgão deferir o pedido é que o processo pode ser finalizado. 
Apesar de ser obrigatória, a medida, no entanto, não obriga a empresa a realizar a operação de importação do produto. 
Em junho, por exemplo, 4.191 licenças foram expedidas pelo órgão. Entre os países de origem dos combustíveis estão Estados Unidos, Japão, Argentina e Alemanha. 
A ANP confirmou, em nota, que a licença de importação foi deferido para a empresa de Joinville em maio desse ano. "As licenças de importação concedidas à empresa mencionada, para importação de diesel, estão no relatório de maio, mês em que foram solicitadas e deferidas. Trata-se de um total de 20 licenças, que somam o volume de 25.000 toneladas", explica. 

Fonte: DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...