FIQUE ATENTO - 23/01/2023 15:17

Quais são os cuidados com a saúde mais importantes no verão

Ingerir líquidos, principalmente água, e passar protetor solar são hábitos indispensáveis para quem quer curtir a estação com tranquilidade
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Beber muita água, passar protetor solar e ficar atento à conservação dos alimentos. Essas são algumas dicas bem conhecidas para quem quer cuidar da saúde no verão. Segundo especialistas de diferentes áreas ouvidos pela reportagem, mesmo os cuidados mais simples merecem cautela para quem quer fugir de problemas no período mais quente do ano.

Os principais cuidados com a saúde no verão: 

Pele precisa de atenção redobrada

Com a radiação solar mais intensa no verão, o dermatologista da Rede de Saúde Divina Providência Cristiano Lange orienta que o principal cuidado com a pele é a proteção solar. Porém, ela deve ser feita de maneira adequada. Para isso, vale tanto evitar a exposição prolongada nos horários de maior incidência solar, das 10h às 16h, quanto manter uma proteção ativa com o uso de chapéus, roupas, guarda-sol e protetor solar. O ideal é manter o hábito de uso diário de protetor no rosto, que acaba sendo a parte mais exposta ao sol.

Podem existir dúvidas sobre qual é o fator de proteção mais indicado. Lange afirma que  o número na embalagem do produto não é garantia de proteção e precisa ser alinhado com a correta aplicação. 

Observação de pintas no corpo é cuidado fundamental para prevenir o câncer de peleObservação de pintas no corpo é cuidado fundamental para prevenir o câncer de pele

— Um protetor de fator 30 aplicado em boa quantidade e reaplicado quando necessário protege melhor que um protetor de fator muito alto, mas aplicado em camada muito fina que fica muito tempo sem ser reaplicado — salienta o dermatologista. 

Caso os cuidados anteriores tenham falhado por algum motivo, é possível que você tenha que lidar com queimaduras. Nos casos mais amenos, em que existe apenas vermelhidão e inchaço leve da pele, o dermatologista indica que a região seja lavada com água em temperatura ambiente e que seja aplicada uma loção pós-sol — hidratante corporal sem ureia na composição também pode ajudar. Em caso de lesões maiores, com bolhas ou muitas áreas do corpo acometidas, é preciso passar por avaliação médica.

O especialista alerta, ainda, que a exposição mais frequente ao sol diminui a imunidade da pele, podendo favorecer infecção por fungos ou a ativação de herpes simples. Pessoas com histórico dessas doenças devem evitar exposição solar mais intensa e prolongada.

Não descuide da alimentação

A orientação mais batida é também o cuidado mais importante com a alimentação durante o verão: hidrate-se. Em dias de altas temperaturas, a necessidade de água tende a aumentar, uma vez que a principal forma de perder calor corporal é a transpiração, aumentando a perda de água e sais minerais. A quantidade ideal para ser ingerida fica em torno de dois litros por dia. 

Segundo a presidente da Associação Gaúcha de Nutrição (Agan), Lisete Griebeler Souza, a melhor água para hidratar as células e manter as funções fisiológicas é a sem gás, filtrada ou mineral. 

— A água com gás também pode ser ingerida por quem gosta, pois hidrata da mesma forma. Porém, em excesso pode causar desconforto, tanto pela dilatação do estômago, em função do gás, como por ter um PH levemente mais ácido, provocando irritação da mucosa gástrica, principalmente para quem tem gastrite ou refluxo — comenta Lisete.

Água saborizada também pode ser uma boa pedida nos dias de calor intenso pois facilita a ingestão. Porém, de acordo com Lisete, a saborização deve ser feita de forma natural. Usar ervas frescas como hortelã, alecrim, manjericão ou cascas de limão e laranja são alguns exemplos. Já as águas saborizadas industrializadas não são aconselháveis, porque contém aditivos químicos como corantes, aromatizantes, saborizantes e até adoçantes. 

Frutas e verduras são os alimentos mais indicados para o verão, por serem leves, cheios de vitaminas, minerais e fibras — além de serem refrescantes. Opte por proteínas magras e evite preparações pesadas que exigem maior empenho do corpo para a sua digestão. Além disso, fuja do excesso de sal, que provoca a retenção de líquidos. 

Também é fundamental ter cuidado com a higienização e conservação dos alimentos. A proliferação de microrganismos patogênicos dos produtos que ficam expostos ao calor pode ocasionar uma intoxicação alimentar. Os alimentos higienizados e preparados devem permanecer na geladeira até a hora do consumo. Se estiver com sintomas de intoxicação alimentar, beba muita água, água de coco ou isotônicos para evitar desidratação, e procure atendimento médico.

A água gelada está liberada. Segundo Lisete, não existe a possibilidade de bebidas muito geladas causarem choque térmico no sistema digestivo.

— Isto é mais um mito que circula pela internet. A água gelada que bebemos vai sendo aquecida pelas trocas de calor com o corpo e, quando chega ao sistema digestivo, já está na temperatura corporal. Água resfriada pode ser muito refrescante no verão e auxiliar na perda de calor corporal — explica a nutricionista. 

Cuidado também com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas no verão. O álcool é diurético e acelera a eliminação de água pelo corpo. No calor, perdemos mais água para regular a temperatura corporal, por isso, a combinação de álcool e calor pode levar a desidratação. Se beber, não exagere na quantidade e intercale a bebida alcoólica com muita água.

Atividades físicas precisam ser adaptadas 

Em dias muito quentes, o nosso organismo precisa trabalhar ainda mais para manter a temperatura. Em razão disso, as atividades físicas levam a uma sensação de cansaço muito mais rápido. Sempre que os exercícios forem praticados ao ar livre no verão, é necessário ter atenção com os horários. Prefira momentos do dia em que a incidência do sol não está tão forte. A primeira metade da manhã e o final do dia são os horários mais recomendados. Isso vai diminuir os riscos de insolação e queimaduras, além de amenizar a desidratação corporal. 

O professor do curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifica Universidade Católica (PUCRS) Adriano Detoni orienta que quanto maior for a intensidade do exercício maior a quantidade de hidratação necessária. Não espere ficar com sede para beber água, pois este já é um sinal de desidratação. Cansaço excessivo, fadiga, dor de cabeça e tonturas também podem ser alertas para a falta de água no corpo.

Os diferentes benefícios da atividade física para cada idadeOs diferentes benefícios da atividade física para cada idade
Quais são os benefícios da atividade física para a saúde do homemQuais são os benefícios da atividade física para a saúde do homem

— É bom sempre levar uma garrafinha ou se manter próximo de um local onde possa beber água. Além de criar o hábito de ingerir líquidos em pequenas quantidades ao longo do dia e não de uma vez só, durante o treino — reforça Detoni.

Roupas adequadas também ajudam a evitar problemas com a saúde no verão durante a prática de atividades físicas. Utilize sempre roupas esportivas pois elas facilitam a absorção do suor e a troca de calor corporal. Se possível, leve uma muda de roupa para trocar assim que acabar os exercícios e não ficar molhado.

— É muito importante a gente começar a entender os limites do nosso corpo. No verão, as pessoas tendem a fazer muito mais exercícios para tentar recuperar o tempo perdido do ano, mas isso tem que ser feito de maneira gradual — alerta o educador físico. 

Seguindo as orientações dos especialistas, será mais fácil manter a rotina de cuidados com a saúde no verão. 
Fonte: Gaúcha / ZH
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...