A Lua e Júpiter estarão muito próximos na noite desta quarta-feira (25). Os catarinenses poderão contemplar o céu e ver este fenômeno astronômico após o pôr do sol até às 21h30.
Vale lembrar que os planetas não se aproximam da Lua no espaço, os objetos espaciais só parecem estar perto no céu para os observadores da Terra. O fenômeno pode ser visto de qualquer parte do Brasil, basta que o céu esteja limpo.
Os especialistas apontam que quem olhar para o céu, conseguirá ver um “disco duplo”. Como são visíveis a olho nu, os bons locais para observar o fenômeno são morros e prédios altos.Os últimos eventos astronômicos da semana
No domingo (22), Vênus e Saturno se encontraram na Constelação de Capricórnio e ficaram mais próximos visivelmente. Na segunda-feira (23), a Lua se aproximou dos planetas e a mostrou em sua fase crescente, de uma forma bastante fina.Abaixo da lua, foi possível observar Vênus e Saturno, que estavam brilhantes. A distância entre os dois planetas era pequena e a observação poderia ser feita usando binóculos ou um telescópio.
Os fenômenos peculiares em SCEm Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina, uma estação de monitoramento registrou um fenômeno bem diferente: o “Red Sprite”. Estes acontecimentos são uma espécie de relâmpagos vermelhos que ocorrem acima das nuvens enquanto chove e tem uma coloração laranja avermelhada.
Os sprites são bem difíceis de serem observados a olho nu, por conta da sua duração curta. Para conseguir registros é necessário possuir câmeras e lentes específicas para captar movimentos de alta sensibilidade.