De olho no Céu - 26/01/2023 11:24

Asteroide potencialmente perigoso passará muito perto da Terra na noite desta quintao risco de um impacto catastrófico

O asteroide pertence ao grupo Apollo, que compreende os corpos potencialmente perigosos para o planeta por conta do risco de um impacto catastrófico
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Os satélites que acompanham a rotação do planeta estão a cerca de 36 mil km da superfície terrestre – Foto: Reprodução Internet

10 mil km é mais ou menos a distância em que o asteroide 2023 BU passará da Terra nesta quinta-feira (26), às 19h17 (horário de Brasília), segundo astrônomos internacionais.

Os satélites que acompanham a rotação do planeta estão a cerca de 36 mil km da superfície terrestre – Foto: Avistado pela primeira vez pelo engenheiro e astrônomo Gennadiy Borisov, a rocha tem o diâmetro estimado de 3,7 a 8,2 metros e pertence ao chamado grupo de asteroides Apollo, que compreende corpos celestes potencialmente perigosos para a Terra por conta do risco de um impacto catastrófico.

O 2023 BU passará tão perto da Terra, que os satélites que acompanham a rotação do planeta (os geoestacionários) estão a cerca de 36 mil km da superfície terrestre. Sendo assim, a rocha espacial estará apenas 10% da distância usada por essas espaçonaves.

Com isso, só neste ano, o asteroide é o terceiro a passar próximo da Terra, a uma distância menor do que entre a Lua e o nosso planeta, e é o quarto mais próximo já registrado.

O asteroide está na altura da constelação Ursa Maior, a uma distância inferior aos 900 mil km do nosso planeta, e viaja a cerca de 33.480 km/h.

A parte boa é que após alguns cálculos de órbita de alta precisão realizados pelo JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da NASA, confirma-se que o 2023 BU não afetará o planeta em absolutamente nada.

Isso porque, mesmo levando em conta o tamanho máximo, ele teria uma massa total em torno de 866 toneladas. Se a Terra fosse atingida, grande parte dele seria consumida pela atmosfera, assim liberando uma energia equivalente a nove mil toneladas de TNT.

A passagem do asteroide 2023 BU terá transmissão online pelo Projeto Telescópio Virtual, um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, a partir das 16h15.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...