O evento contou com a presença do comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, autoridades civis, militares, familiares e a banda de música do 14° Regimento de Cavalaria Mecanizado.
Durante os atos, o tenente-coronel Jonas recebeu um elogio formal do comando-geral em reconhecimento ao trabalho realizado enquanto esteve à frente da unidade. O ex-comandante do 11º BPM/Fron estava acumulando a função de comandante interino do 9°Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira, local que permanecerá atuando.
O tenente-coronel Alciones, desempenhava a função de sub-comandante e chefe de operações do 11°BPM/Fron, ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina como soldado em 2002, após realizou concurso para oficial, sendo declarado aspirante-à-oficial no ano de 2008. Dentre as funções desempenhadas, atuou por três anos em missões pela Força Nacional, desempenhando diversas funções, inclusive de chefe de equipe de segurança na Operação Tocha Olímpica e Paralímpica, nas Olimpíadas no Brasil - Rio 2016.
O Comandante-geral, coronel Pelozato falou sobre a importância dos valores representados pela farda, e que a passagem do comando é um ato para a corporação e para a sociedade, a qual é a motivação do trabalho da PMSC.
Foi realizado o ato de descerramento do retrato do tenente-coronel Jonas, o qual irá compor a galeria de ex-comandantes do batalhão.