Propagar conhecimento e informação para promover uma vida financeira sustentável faz parte do propósito do Sistema Sicredi e, consequentemente, da Sicredi Conexão. Por isso, a Cooperativa não poderia ficar de fora da 10ª Semana Nacional de Educação Financeira, a Semana Enef, que aconteceu de 15 a 21 de maio. Realizada anualmente desde 2014, a iniciativa é organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira.
Por meio da Sicredi Conexão, foram desenvolvidas 193 ações nos três Estados de atuação – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais –, impactando presencialmente 3.718 pessoas. As atividades atenderam diversos públicos, desde escolas, comércio em geral, Pessoas Físicas e voltadas ao agronegócio. Também, as equipes responsáveis pela Semana Enef concederam entrevistas em rádios e explicações em podcasts. Além disso, no digital a série de vídeos de educação financeira começou a ser veiculada, somando até o momento 40 mil visualizações nas redes sociais da Cooperativa.
Para atender estes participantes, a Cooperativa, através de seus colaboradores, intensificou as oficinas a fim de mobilizar todos os municípios nas quais está inserida e conscientizar um pouco mais as pessoas sobre a resiliência financeira. Segundo a assistente de Negócios, Claudine Cristine Bernardy, o intuito das iniciativas foi explicar onde a educação financeira está presente e como é possível, no dia a dia, melhorar pequenas atitudes para poder fazer uma grande diferença no futuro.
– O Sicredi já disponibiliza produtos e serviços atendendo às necessidades dos associados, mas como imprevistos podem ocorrer, disponibilizamos oficinas de educação financeira, fazendo os participantes entenderem um pouco mais sobre onde e como economizar, quais os métodos que podem adotar para melhorar seus hábitos financeiros. Enquanto instituição, estamos sempre pensando nos associados e nas comunidades, querendo que o dinheiro de cada um possa sim render um mundo melhor. Nesse sentido, acreditamos que conseguimos auxiliar um grande número de pessoas que esteve conosco nestas ações, o que nos deixa muito felizes – frisa Claudine.
Conforme a mãe de aluno e também presidente da Associação de Pais e Professores (APP) da Escola Pequeno Príncipe de Saudades/SC, Juliara Schuh, a iniciativa do Sicredi é elogiável.
– Estamos realizados com o conhecimento adquirido pelas crianças que aprenderam, de forma lúdica e com a utilização de uma linguagem simples, a importância de ter reservas financeiras. Foi tão positivo que na semana passada passamos pelo Sicredi e meu filho disse: ‘mamãe, se tivermos dinheiro sobrando podemos levar ali que eles guardam para nós e quando precisarmos, podemos ir buscar’. Então, consegui observar o quanto ele aprendeu. Foi um trabalho incrível, feito com muito amor e carinho, que com certeza refletirá na vida toda dos nossos filhos – ressalta Juliara.
Como as orientações são repassadas
A metodologia utilizada ocorre por um método autoral do Sicredi, o COOPS. Por meio de uma transformação financeira conectada a sua essência que busca cooperar para uma vida financeira sustentável, baseado na psicologia comportamental. Cada letra do COOPS significa um passo: Conscientizar, Observar, Organizar, Preparar e Sustentar. O grande objetivo é melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e aproximá-las cada vez mais dos seus sonhos.