A bancada de deputados estaduais do Oeste solicitou após reunião nesta quarta-feira, dia 14, ao diretor de relações institucionais da companhia aérea Azul, Cesar Grandolfo, a ampliação de voos regionais em Santa Catarina, especialmente entre os aeroportos de Chapecó e Florianópolis.
O deputado e coordenador da bancada, Marcos Vieira, apresentou um levantamento sobre os valores de passagens e voos entre Chapecó e Florianópolis, além de fazer uma apresentação sobre a importância do Grande Oeste para a produção agropecuária nacional.
“Não dá para conceber que o valor de uma passagem entre Florianópolis e Chapecó seja praticamente o mesmo valor de uma passagem entre Chapecó e Orlando, nos Estados Unidos”, disse.A reunião teve a participação dos secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siwert, e de Portos e Aeroportos, Beto Martins, que reforçou que até o fim de 2023, todos os 21 aeroportos regionais de Santa Catarina estarão em operação, incluindo os de Forquilhinha, Dionísio Cerqueira e São Joaquim. “Por isso estamos buscando as companhias para que possam oferecer roteiros nestes aeroportos”, disse.
O secretário Cleverson Siwert disse que vai analisar a concessão de benefícios fiscais dados em outros estados, como Paraná e Rio Grande do Sul, para que sejam oferecidas mais possiblidades de operação às companhias aéreas. “Vamos estudar e apresentar estas propostas e assim encaminhar um possível aumento de voos no próprio estado”, afirmou.
O diretor da companhia Azul explicou como é feita a distribuição de voos e a definição de preço de tarifa. “ A Azul é a maior companhia do Brasil e opera em 150 destinos, e queremos ampliar, mas o preço do combustível de aviação é um empecilho e chega a ser até 45% do custo de um voo”.Para o encaminhamento, o deputado Marcos Vieira definiu uma nova reunião da Bancada do Oeste no dia 4 de julho. O objetivo é que os secretários possam apresentar uma proposta para ser feita às companhias.
“Depois disso, vamos chamar as demais operadoras e ver como podemos ajudar para que seja possível utilizar os aeroportos regionais, mas faço um apelo à Azul para que pense com muita atenção sobre a operação entre Florianópolis e Chapecó para atender uma região que contribui muito para o desenvolvimento de todo o estado”, completou Marcos Vieira.